Tomografia é o exame de imagem mais requisitado no Hospital Regional da Transamazônica

Tomografia é o exame de imagem mais requisitado no Hospital Regional da Transamazônica

14/02/2025 Off Por Roberta Vilanova

Só em janeiro deste ano foram realizadas 870 Tomografias

Exames de imagem são primordiais para diagnósticos mais precisos, propiciando uma visão detalhada do corpo dos pacientes, o que facilita para os profissionais de saúde identificar e avaliar desde lesões mais simples até doenças complexas. Um desses exames é a Tomografia Computadorizada (TC), o mais requisitado no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, oeste paraense.

No ano passado, a unidade realizou 5.999 tomografias, e mais 870 em janeiro de 2025. A oferta de Tomografia Computadorizada facilita o acesso à saúde pública para uma população que ultrapassa 500 mil habitantes, distribuídos por nove municípios. Muitos residem em localidades distantes dos centros urbanos.

A agricultora Anacléia Gomes, de Uruará, fez o exame pela primeira vez

A agricultora Anacléia Gomes, moradora da zona rural de Uruará, município a 200 quilômetros de Altamira, fez o exame pela primeira vez. Ela contou que, nos últimos meses, as dores nas costas a levaram a procurar ajuda médica. “Lá onde moro até tem esse exame, mas é particular. E como eu não tenho condições de pagar, fui me consultar no posto de saúde. O médico pediu pra fazer o exame. Viu que eu estava com um problema sério na coluna. A Central de Regulação marcou o exame e, graças a Deus, consegui fazer”, disse a agricultora.

Comodidade e economia – A disponibilidade dos exames na região da Transamazônica também evita deslocamentos para Belém, gerando gastos para as famílias. Joacir Soares saiu do município de Porto de Moz para fazer o exame no Hospital Regional. Ele viajou de lancha até Vitória do Xingu, e prosseguiu de carro pela rodovia PA-415 até Altamira. Após o exame, retornou para casa no mesmo dia.

“Foi muito corrido, mas o atendimento é nota mil. Uma máquina dessa facilita muito a vida da gente. Eu fico muito preocupado com a minha saúde. Às vezes nem durmo com tanta preocupação. Mas espero que, retornando com o médico, eu tenha uma boa notícia sobre a minha saúde”, disse Joacir.

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) também oferta exames para usuários internos. São recebidos diariamente pacientes de alta e média complexidade, de várias unidades de tratamento, principalmente Centro Cirúrgico, Clínica Médica e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Além da Tomografia, há oferta de mais 20 especialidades, incluindo raio-X, endoscopia, mamografia e ecocardiograma.

“No caso da Tomografia, os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são dores abdominais, cervicalgia, lombalgia e cefaleia. Alguns demonstram receio na hora de se posicionar na máquina, principalmente crianças e idosos, mas a equipe recebe treinamentos e já se encontra preparada para orientar todos os públicos recebidos no setor de imagem”, explicou Gabriel Figueiredo, responsável técnico da área de Radiologia.

Serviço: O Hospital Regional da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Há dois anos, a parceria tem sido fundamental para a oferta de saúde humanizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Jonas Ribeiro/HRPT

Fotos: Divulgação