Vacinação leva esperança e mais proteção aos profissionais de segurança pública

18/05/2021 Off Por ASCOM

Durante a manhã desta terça-feira (18), foi realizada a vacinação de agentes das segurança pública no Comando Geral Geral do Corpo de Bombeiro Militar do Pará. Ao todo, 365 doses da vacina Astrazeneca foram disponibilizadas para os agentes das policiais civis e militares, servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária, Departamento de Trânsito e Guarda Municipal de Belém.

Emocionada, a agente penitenciária Gisely Lopes, ressaltou a importância da vacinação para aqueles que se arriscam na linha de frente no combate à covid-19 e manifestou seu desejo para que toda a população seja vacinada o mais rápido possível. “Chegar nesse momento de tomar vacina é como se nossa esperança fosse renovada. Nossas famílias ficam mais tranquilas, pois sabem que ficamos expostos ao vírus na nossa jornada de trabalho todos os dias e, agora, teremos mais segurança para trabalhar. Mas ao mesmo tempo que ficamos felizes, lembramos e lamentamos por todos aqueles que morreram sem ter a chance de se imunizar. A vacina salva vidas!”, destaca a agente que atua na Seccional da Cremação e que foi imunizada na manhã desta terça-feira (18).

Para o coordenador de Políticas de Prevenção da Segup, capitão Rodrigo Vale, a vacinação garante não só a proteção dos agentes, mas também da população, pois o efetivo está atuando em diversas ações na pandemia e ele precisa estar bem para que essas ações sejam feitas de forma rápida e segura.

“Os agentes da segurança pública, por dever legal, são obrigados a trabalhar na linha de frente das atividades e por isso durante a pandemia, muitos agentes foram contaminados. Acredita-se que a  imunização desse grupo prioritário preservou as vidas de mais de 20 mil agentes indiretamente, por contágio durante o serviço nas viaturas e nas unidades de segurança e, mais de 10 mil agentes diretamente através da própria imunização”, destaca o coordenador.

Na quinta-feira (20), os agentes previamente cadastrados e que foram vacinados anteriormente receberão a segunda dose da vacina Astrazeneca no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP – PMPA), das 9h às 13h. O total de doses da vacina que serão disponibilizadas corresponde a 500 que serão aplicadas em servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, CPC Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Segup, Polícia Militar, Polícia Civil,  Secretaria de Administração Penitenciária e Departamento de Trânsito.

A aplicação das vacinas é feita pelos próprios profissionais da área médica que trabalham nas Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal. Para que não ocorra aglomeração, a vacinação tem ocorrido de acordo com a distribuição dos órgãos por período de aplicação.

Desde o início da imunização dos agentes, foram vacinados mais de 10 mil profissionais de segurança pública. Eles têm atuado energicamente na linha de frente do início da pandemia até agora, distribuindo vacinas para o interior do Estado e até mesmo auxiliando a Secretaria municipal de saúde de Belém na campanha de vacinação de pessoas idosas e com comorbidades.

Texto: Aline Saavedra/Segup
Fotos: Elielson Modesto/Segup