Hospital Regional Público de Castanhal comemora o restabelecimento de 1.000 pacientes

17/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ana Rosa Sarmento Cardoso, da cida

O Hospital Regional Público de Castanhal (HPRC) realizou, na tarde desta terça-feira (17), o restabelecimento do paciente de número 1.000. A marca é contada desde o início do seu funcionamento, o que ocorreu em fevereiro deste ano.

Esta alta era muito esperada por todos do hospital e é um marco celebrativo enorme, pois representa o esforço e trabalho de toda uma equipe hospitalar. Para celebrar o número, o HPRC preparou uma comemoração especial a paciente.

Ana Rosa Sarmento Cardoso, da cidade de Vigia, de 65 anos, foi quem marcou esse resultado histórico e comentou emocionada sobre o atendimento que recebeu no hospital. “Quero agradecer a todos os médicos e enfermeiros, da equipe da cozinha ao diretor geral. Não conheço todos mas sei que é uma equipe muito boa. Agradeço muito a Deus por estar aqui, sou privilegiada por estar com vocês”, disse com os olhos marejados.

O Hospital Regional Público de Castanhal atende pacientes de Covid-19 desde a sua inauguração e dispõe de 70 leitos clínicos e 60 DE UTI

“Eu estou muito feliz em representar todas as pessoas que tiveram alta, sempre fui muito bem tratada e acolhida”, declarou a paciente 1.000. Dona Ana ainda reforçou a importância do uso de máscara e de procurar ajuda médica caso apresente sintomas de Covid-19. “Estou me sentindo bem, procurei manter a calma e me alimentar. Eu só tenho um recado a fazer, se sentir os sintomas do Covid-19, não fique em casa, procure o hospital, assim cuidamos da saúde de todos. Vamos usar mais máscara e ter mais cautela com o outro”, finalizou.

O diretor do hospital, Júlio Garcia, falou sobre o trabalho do hospital na conquista dessas altas em menos de seis meses de trabalho. “A alta do paciente mil no Hospital Público de Castanhal é um marco que ficará pra sempre no coração de todos os nossos colaboradores. Em menos de seis meses, nós conseguimos que mil pacientes pudessem comemorar essa vitória ao lado de seus familiares e isso é muito importante. Nós da ASELC gostaríamos de agradecer ao governo do estado do Pará por ter proporcionado a abertura do Hospital e a todos os colaboradores. Juntos vamos vencer a Covid-19”, finalizou.

Hospital Regional Público de Castanhal

De acordo com Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Publica (Sespa), o Hospital possui importância estratégica no cenário da pandemia e a reabertura da Unidade foi fundamental para garantir retaguarda e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde da região nordeste e da capital. “Esses mil pacientes já recuperados mostram a dedicação das nossas equipes e os resultados positivos das ações do governo para conter a pandemia”, avalia.

O Hospital Regional Público de Castanhal atende pacientes de Covid-19 desde a sua inauguração e dispõe de 70 leitos clínicos e 60 UTI’s destinados a pacientes dos municípios que procuram por atendimento. A unidade não funciona no regime de portas abertas e atende apenas pacientes encaminhados via regulação estadual.

Texto: Débora Barbosa/HRPC