No Pará, avanços na saúde da mulher marcam dia internacional

No Pará, avanços na saúde da mulher marcam dia internacional

08/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

População feminina passa a ter acesso mais facilitado a exames essenciais, como mamografias e citopatológicos

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, representa um momento histórico da luta feminina por direitos igualitários, mas também é de comemoração pelos avanços já alcançados. A data também é mais uma oportunidade para chamar atenção para questões relacionadas à saúde feminina. Nos últimos anos o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) vem trabalhando com ações que visam melhorar a saúde da mulher, que abarcam desde a atenção materna infantil até casos de alta complexidade.

Dentre as ações realizadas pelo Governo do Estado está o fortalecimento do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna, que tem como objetivo dar assistência a grávidas desde o pré-natal até o nascimento da criança. Além disso, a Região dos Caetés passou a receber, desde 2019, as ações do projeto de Planificação de Atenção a Saúde (Planifica Sus/Pará) voltado para a reorganização e integração da atenção primária à saúde e atenção especializada. Profissionais da área da saúde receberam cursos de qualificação que têm como objetivo melhorar o fluxo de atendimento a mulheres e crianças para que recebam atendimento em tempo hábil.

“A ideia é qualificar a rede materno infantil nessa região e em todo o estado, organizando uma linha de cuidados para as gestantes, dando maior atenção desde o primeiro momento da gestação até o pós-parto”, explicou a coordenadora de Saúde da Mulher da Sespa, Nicolli Vieira.

Assistência durante a gestação materna e após nascimento de crianças é uma das prioridades na rede pública de saúde

O acompanhamento pré-natal é importante para evitar riscos à gravidez. “Toda mulher que confirma a gestação deve iniciar o pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde. Através do programa serão ofertados exames e acompanhamento médico para que a mulher tenha uma gestação saudável. Então, o Estado promove cursos e oficinas de qualificação para os profissionais que estão na ponta”, observou a coordenadora.

E foi pensando na saúde e bem-estar de mulheres e crianças, que o Estado construiu o Hospital Materno Infantil. “A construção do hospital materno infantil é mais uma ação do Estado pensando no fortalecimento da saúde da mulher”, disse o secretário de Saúde da Sespa, Rômulo Rodovalho. Segundo ele, já está prevista a construção de novos hospitais na região do Marajó e Carajás.

O Governo do Pará também fortaleceu programas ligados à prevenção e controle do câncer de mama e útero. São oferecidos à população feminina exames preventivos, como mamografias e citopatológicos, que identificam o câncer do colo de útero.

Construção do Hospital Materno Infantil foi uma das ações que fortalecem a área de saúde da mulher

Além disso, foram ampliados e disponibilizados 40 Serviços de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Câncer de colo de útero e mama nos 13 Centros Regionais de Saúde (CRSs), tendo realizado, de 2019 a 2021, um total de 150.186 mamografias.

A Sespa também monitora o Programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo, enviando aos municípios contraceptivos orais, injetáveis e de longa duração (DIU) e trabalha o planejamento reprodutivo por meio da laqueadura e vasectomia autorizada pela Lei Nº 9.263.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Fotos: Bruno Cecim e Jader Paes/Ag. Pará