
No Dia Mundial da Água, Jean Bitar realiza programação para usuários e profissionais
23/03/2022
Hospital conta com projeto voltado para práticas sustentáveis como uma das ações do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da unidade
Para celebrar o Dia Mundial da Água, lembrado na última terça-feira (22), o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, realizou programação alusiva à data com o objetivo de sensibilizar usuários e profissionais da unidade sobre a importância de utilizar o recurso natural indispensável para a manutenção da vida das pessoas, animais e ecossistemas no planeta, de forma racional.
A programação contou com palestras ministradas em três horários, nas recepções dos Ambulatórios de Especialidades e de Endocrinologia, e também in loco para usuários internados e profissionais da assistência.
Durante as palestras ministradas pelo membro do projeto de sustentabilidade do HJB, “Reciclação” Waldecir Viana, o palestrante compartilhou dicas de uso racional da água e informou sobre as ações sustentáveis realizadas por meio do “Reciclação”. O projeto de sustentabilidade da unidade hospitalar foi criado em 2017 como uma das ações do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do Hospital e que, dentre outras atividades, orienta profissionais e usuários sobre uso consciente dos recursos naturais, como forma de preservá-los para a manutenção da vida no planeta de futuras gerações.

Profissionais da assistência também receberam informações sobre o uso racional da água
“Neste Dia Mundial da Água, além de sensibilizar sobre o uso racional do recurso natural, levamos informações aos usuários e profissionais do hospital sobre maneiras de reduzir o seu consumo, lucrar financeiramente com a redução, e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente”, ressaltou o palestrante.
“Quando economizamos água, todos saem ganhando: a natureza e nós, que vamos pagar menos pelo consumo. Hoje aprendi bastante sobre como usar a água de forma racional, e vou utilizar esses conhecimentos no meu dia a dia”, destacou Gigliola Teodoro, usuária de Novo Repartimento, município do sudeste paraense.
Durante a programação do evento promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com membros do “Reciclação”, além das palestras, houve distribuição de material educativo; painel informativo e apresentação de vídeo institucional sobre o tema.
Texto: Joelza Silva/HJB
Fotos: Divulgação