Em dois meses, Abelardo Santos investe em mais de 5,6 mil horas de capacitação profissional

23/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo é formar colaboradores cada vez mais especializados para atender usuários de forma ágil e humanizada

Como forma de promover a capacitação profissional por meio do ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Organização Social Instituto Mais Saúde, tem investido na especialização e desenvolvimento de profissionais. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 92 treinamentos já foram proporcionados aos colaboradores do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém.

Em janeiro e fevereiro de 2022, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) foi responsável por efetivar 4.870 participações nos treinamentos dentro das áreas assistenciais, operacionais, administrativas/financeiras e de técnica médica, acumulando pouco mais de 5.600 horas-aulas aos colaboradores de todos os setores da unidade.

Para o diretor executivo do Abelardo Santos, os números refletem no resultado de um conjunto de iniciativas.

“O Governo do Estado e o Instituto Mais Saúde, que administra o HRAS, são nossos maiores incentivadores para a melhoria no atendimento e nas práticas do Hospital. As capacitações feitas por todos os setores têm um alcance macro no quadro laboral, trazendo, assim, resultados imensuráveis na forma de atendimento ao nosso usuário, sendo o Núcleo de Educação Permanente trabalha de forma contínua, inclusive, abrangendo os colaboradores que laboram no período noturno”, detalhou o gestor.

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, 92 treinamentos já foram proporcionados aos profissionais do HRAS

Temas – Entre os temas trabalhados em 2022 estão a Gestação e Puerpério na Adolescência; o Código de Ética e Legislação de Enfermagem; A Política de Comunicação Institucional, a Gasometria Arterial; o Manuseio da Bomba de Infusão; o Conhecendo a Diálise Peritoneal; a Interação Medicamentosa; a Comunicação Efetiva Para Atendimento Humanizado e o Planejamento Estratégico da unidade.

Para Jamille Silva, enfermeira do NEP, o setor tem como objetivo o fortalecimento e desenvolvimento das habilidades e competências dos colaboradores.

“Estamos buscando, dessa forma, o alinhamento diretamente com as metas e prioridade da alta gestão, para que possa contribuir para o sucesso geral dos colaboradores e do HRAS”, observou. Jamille acrescenta que escolher o método utilizado para cada treinamento é fundamental para sua eficácia na aprendizagem. “Temos oficina, roda de conversa, treinamento prático e/ou aula expositiva no auditório, nos setores, ou em alguns casos, o método de Educação a Distância”, completou.

Os treinamentos dentro do HRAS são realizados para todos os turnos, inclusive o noturno, ofertando qualificação igualitária e eficiente para todos os colaboradores. Os facilitadores são eleitos conforme suas habilidades técnicas e seus planos de ensino. Após o término de cada ministração, os colaboradores participantes realizam a avaliação que mensura o desempenho do facilitador, o conteúdo e a organização do evento. Atualmente, a média de satisfação é de 92% para bom/ótimo.

Treinamento – Em fevereiro, por exemplo, a unidade contou com uma série de treinamentos voltados ao Método Canguru, que proporciona uma atenção humanizada ao colocar a mãe pele a pele com o bebê prematuro, até ele alcançar 2,5 quilos. As capacitações foram feitas por duas enfermeiras que receberam a certificação pelo Ministério da Saúde como tutoras das técnicas na instituição.

A enfermeira pediátrica diarista, Izamara da Silva, foi uma das facilitadoras. “O Hospital Abelardo Santos já trabalha com o projeto, mas, com o curso, tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e levar para outros profissionais do complexo neonatal. Fizemos diversas turmas para a apresentação das técnicas”, explicou a profissional.

Outro treinamento relevante realizado este ano foi sobre os riscos de uma gravidez na adolescência tanto para a mãe quanto para o bebê. A capacitação, feita pelo serviço social e psicologia, alcançou toda a equipe assistencial para acolhimento mais especializado. Para a técnica de enfermagem do HRAS Adriele Oliveira, que trabalha no complexo obstétrico, o treinamento agregou bastante na sua rotina em razão desse tipo de diálogo abordar a questão do atendimento e acolhimento a essas pacientes. “Esse momento reforçou como recepcionar e ajudar essas meninas, afinal, esse é o nosso papel, que é dar suporte”, disse.

Quem compartilhou da mesma opinião foi a técnica de enfermagem do complexo obstétrico Rosilene Nery. “É um aprendizado a mais, para nós escolhermos ainda melhor. Gostei muito desse tema porque mexe bastante comigo, me faz lembrar do tempo que eu realizava orientações em uma escola sobre esse assunto”, comentou.

Perspectiva – Para ao longo do ano, a analista do NEP, Suzane Gonzaga, afirma que os treinamentos terão foco em um objetivo: a acreditação hospitalar. “Para que isso aconteça, estamos focando na melhoria da qualidade dos cuidados aos usuários, para proporcionar um ambiente de menos riscos possíveis dentro de padrões de excelência tanto para eles, quanto para o colaborador. O Planejamento Anual de Treinamento (PAT) do HRAS apresenta de uma forma clara, a grade de treinamentos, esclarecendo o tema a ser ministrado, público-alvo, facilitador, carga horária, objetivo e metodologia aplicada, exemplos de alguns temas planejados”, ponderou.

O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS