
Sespa forma primeira turma de técnicos especializados para atuação em oncologia
24/03/2022
Solenidade de formatura da Especialização Técnica de Nível Médio de Oncologia, nesta quinta-feira (24), no auditório da Sespa
Em uma cerimônia que reuniu parentes, amigos e coordenadores do curso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus) “Dr. Manuel Ayres”, formou a primeira turma do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio de Oncologia. O evento de certificação ocorreu na tarde desta quinta-feira (24), no auditório da Sespa.
São 12 profissionais que já atuam em hospitais de Belém e do interior, que tiveram acesso a conhecimentos técnicos sobre como cuidar de um paciente oncológico, prestar assistência em procedimentos de quimioterapia, radioterapia e outros necessários ao tratamento da doença.
O curso visa a profissionalizar o técnico para atender o paciente oncológico. De acordo com Elizete Braga, diretora da Escola Técnica do SUS Pará, o câncer é uma das doenças que mais matam no País. Por isso, é importante saber lidar com o paciente no atendimento primário e na questão da humanização.
Conhecimento – Para a técnica em Enfermagem Maria do Socorro Miranda, 50 anos, o curso é uma forma de aprimorar o conhecimento e melhorar o atendimento aos pacientes. Funcionária do Hospital Ophir Loyola, referência em atendimento oncológico, ressaltou a importância do certificado. “O ensino é sempre importante. Quanto mais adquirimos conhecimento, mais avançamos. Vou poder levar um atendimento melhor não só aos pacientes, mas aos familiares também, pois o curso proporcionou isso”, disse a profissional.

À mesa, o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Barros, e gestores e professores da área de Saúde
A mesa foi presidida pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Barros, que destacou a importância da realização do curso e a formação desses profissionais. “Além de servir melhor à população e à saúde pública, os profissionais vão proporcionar um atendimento mais humanizado, com mais amor e carinho. Será um atendimento diferenciado, pois eles foram capacitados para isso”, disse o gestor.
Quem também comemorou a conclusão do curso foi a aluna e oradora da turma, Lucineia Moraes. Ela, que já trabalha na área de oncologia, gostou de participar da primeira turma, que lhe proporcionou aprender coisas novas para aplicar no dia a dia com os pacientes.
Texto: Tatiane Freitas/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa