
Sespa promove reunião de vigilância de saúde ambiental
31/05/2022
Encontro objetiva alinhar os profissionais sobre as diretrizes e legislações que orientam a Vigilância e Saúde Ambiental no Pará
Começou nesta terça-feira (31), a Reunião Técnica da Vigilância Em Saúde Ambiental, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento, que será realizado até a sexta-feira (3), tem como objetivo reunir os funcionários que atuam na vigilância ambiental e saúde do trabalhador na rede estadual e nas redes municipais de saúde, além de representantes do Ministério da Saúde para realizar um alinhamento sobre as diretrizes e legislações que orientam a Vigilância e Saúde Ambiental.
O evento também está sendo transmitido on-ine para que os profissionais de todo o estado que não puderam se deslocar para o auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, onde a reunião está sendo realizada, também pudessem participar da programação.
Esse evento ocorre anualmente, porém, pelas dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, não foi realizada nos últimos dois anos. Por isso, a edição de 2022 da programação será de extrema importância para atualização das leis e orientações vigentes na área. Além disso, o evento contará com exposição de experiências bem-sucedidas em diferentes municípios do estado a respeito de vigilância ambiental realizadas neste período de impossibilidade de reunião presencial.

Roberta Souza, coordenadora estadual de Vigilância e Saúde Ambiental da Sespa
A coordenadora estadual de Vigilância e Saúde Ambiental da Sespa Roberta Souza explicou como foi definida a programação do encontro: “Nos preocupamos em primeiro dar espaço para os representantes do Ministério da Saúde apresentar as diretrizes, legislações e portarias em vigor, além dos programas chave do Ministério que dizem respeito à vigilância e saúde ambiental. Depois da exposição do Ministério, os representantes estaduais fazem a apresentação da forma que essas diretrizes e programas estão instaurados aqui no Pará, visando aproximar todos da realidade que nosso estado impõe”, afirmou.
A partir de quinta-feira, a programação se dedicará integralmente à exposição de representantes de municípios por todo estado de iniciativas relacionadas à vigilância ambiental. Roberta Souza destacou a iniciativa dos representantes do município de Abaetetuba, que através de busca ativa proposta pelo Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos do Ministério da Saúde, tornou-se pioneiro na detecção de um elemento químico em uma comunidade rural que convive com a exposição de elementos químicos possivelmente prejudiciais à saúde.

Reunião técnica prossegue até o dia 3 de junho no Auditório do Instituto Federal do Pará
Outra iniciativa destacada pela coordenadora foi a de profissionais de Pacajá, onde os responsáveis pela coleta de amostras de água para análise laboratorial passaram a utilizar isopores de alimento adaptados, tornando o transporte mais fácil e reduzindo a zero a perda de material.
A Reunião técnica da Vigilância em Saúde Ambiental ocorre nos dias 31/05, 01/06, 02/06 e 03/06 no Auditório do Instituto Federal do Pará, localizado em Belém, das 08h às 18h.
Texto e fotos: Edilson Teixeira/Sespa