
Peça teatral incentiva alimentação saudável entre as crianças internadas no Abelardo Santos
03/04/2023
A atividade contemplou pintura, música e a degustação de uma salada de frutas
De forma lúdica, leve e descontraída, as crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, aprenderam que a prática da boa alimentação deve começar desde cedo para evitar problemas de saúde. Para facilitar o entendimento dos pequenos, a peça teatral “Deus fez todas as coisas, inclusive os alimentos”, foi realizada na varanda da unidade e contou com diversos personagens representando frutas, verduras e legumes, para abordar o assunto e arrancar sorrisos delas.
A ação, que ocorreu nesta segunda-feira (03), foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS, em parceria com os voluntários do Projeto Vida, e contemplou pintura, música e a degustação de uma salada de frutas.
Nosso objetivo foi ensinar a eles que cada alimento tem a sua importância e que todos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento. É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes como vitaminas e sais minerais, para manter seu bom funcionamento e prevenir doenças”, contou a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga.

A ação foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS, em parceria com os voluntários do Projeto Vida
Experiência – Bianca Ferreira, de 6 anos, está tratando um abscesso no pescoço desde o dia 25 de março. Ela aprendeu bem o recado repassado pela equipe de voluntários. “Gostei muito de desenhar e comer as frutinhas. Elas dão muita força para o nosso corpo”, disse.
Internada há 24 dias no HRAS, Jéssica Vitória Pereira, de 10 anos, ficou de olhos fitos em toda a programação. “Entendi que os alimentos fazem bem para a nossa saúde e nos ajuda a não vir para o hospital”, comentou. A pequena paciente é do município de São João da Boa Vista, na região do Marajó, e segue na unidade investigando a causa de fortes dores abdominais.
Terapia – A atividade com a salada de fruta é uma estratégia que visa promover um momento de interação social. “Desta forma promovemos uma reabilitação prazerosa, através das atividades de lazer e treino de Atividades de Vida Diária (AVD)”, destacou a terapeuta ocupacional do HRAS, Danielle Ferreira.

O evento contemplou pintura, música e a degustação de uma salada de frutas
Atendimento – Hospital Abelardo Santos atua em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs).
“Proporcionar momentos de lazer durante o processo de hospitalização é extremamente importante para que a criança se sinta acolhida e aceita melhor o tratamento. Dispomos de 25 leitos pediátricos. Por este motivo, trabalhamos para melhorar a experiência desse público dentro da nossa unidade”, pondera o diretor geral do HRAS, Jean Cleber.
Serviço– O HRAS é uma unidade pública, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom/HRAS
Fotos: Divulgação