
*Sespa participa do 3º Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente.*
30/04/2025A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp), participou, nos dias 24 e 25 de abril, do 3º Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente (Coamasp), que já se consolidou como um dos principais eventos da região Norte voltados à promoção da qualidade e da segurança na assistência à saúde.
Com uma programação científica inovadora, o congresso abordou temas centrais como o uso de tecnologias e processos para a segurança do paciente, a construção de culturas organizacionais seguras, desafios na implementação de práticas seguras e o papel fundamental dos profissionais de saúde na promoção de ambientes assistenciais seguros.

Servidora Elizângela de Nazaré Santos dos Reis na roda de conversa
Merece destaque a contribuição da servidora Elizângela de Nazaré Santos dos Reis, que integrou a roda de conversa intitulada: “Como construir uma cultura de segurança centrada no paciente: desafios e estratégias na prática diária”.
Durante sua exposição, a servidora enfatizou a importância da construção de uma cultura justa, reconhecendo que não existe cuidado seguro sem o rigoroso cumprimento da legislação sanitária. Sua fala ressaltou a relevância de fortalecer a responsabilidade institucional, incentivar a transparência na identificação de riscos e consolidar práticas que valorizem o aprendizado contínuo a partir dos eventos adversos.
A coordenadora da Divisão de Serviços da Vigilância Sanitária Estadual, Thais Castro de Oliveira, ressaltou que “o momento foi fundamental para a capacitação dos servidores e para uma atuação mais próxima dos nossos serviços, além de permitir uma valiosa troca de experiências com diferentes realidades e práticas exitosas na área da saúde”, avaliou.
O Nesp reafirma, com sua participação, o compromisso do governo do Estado do Pará com a promoção de uma assistência à saúde pautada na segurança, na qualidade e no respeito à vida, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e inspirando práticas cada vez mais seguras em todos os níveis de atenção.