Hospital Regional de Marabá amplia em 15% o número de cirurgias e fortalece o cuidado com a vida
10/11/2025
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou, de janeiro a outubro, 8.790 cirurgias e procedimentos cirúrgicos, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram realizados 7.643. Por trás dos números, estão histórias de recuperação, dedicação das equipes e compromisso diário da unidade em devolver qualidade de vida aos pacientes.
Entre essas histórias de superação está a do vaqueiro Raimundo Carvalho, de 47 anos, morador de Brejo Grande do Araguaia, na região de Carajás. Ele passou por cirurgias na coluna, após cair de um cavalo, e recebeu todo o suporte da equipe do hospital durante a recuperação. “É uma alegria voltar para casa depois de tantos dias internado. Passei por momentos de dor e incerteza, mas encontrei aqui uma equipe que me acolheu como família e nunca me deixou perder a esperança”, contou, emocionado, após a alta hospitalar.
Assim como Raimundo, Elizabete Fernandes Pereira, de 47 anos, moradora de Eldorado do Carajás, na região de Carajás, também encontrou no Regional o cuidado que precisava. Encaminhada para uma cirurgia oncológica na mama, ela recebeu tratamento especializado e acolhimento próximo de casa. “Fui muito bem acolhida desde o início. Ter esse atendimento aqui perto fez toda a diferença, trouxe mais tranquilidade e esperança para mim e para minha família”, afirmou emocionada.
A unidade do governo do Pará oferece vários procedimentos cirúrgicos nas áreas de trauma, ortopedia, neurocirurgia, cirurgia pediátrica, oncológica, gastrointestinal e geral, além de cirurgias vasculares, plásticas reparadoras, bucomaxilofaciais, obstétricas, oftalmológicas, otorrinolaringológicas, urológicas, oncológicas, entre outras.
Referência
O centro cirúrgico da unidade do governo do Pará conta com salas modernas e equipadas com tecnologia de ponta, além de sala pós-anestésica para pacientes no período de recuperação. A unidade realiza cirurgias de média e alta complexidade, incluindo procedimentos eletivos, de urgência e emergência, conta com equipe multiprofissional.
O enfermeiro Delyo Alves, responsável pelo setor, destaca que o aumento no número de cirurgias reflete o comprometimento das equipes e o fortalecimento da estrutura. “Esse crescimento é resultado de um trabalho contínuo para aprimorar processos, otimizar recursos e garantir que cada paciente receba um atendimento seguro e humanizado. Nosso foco é sempre oferecer o melhor cuidado possível, com agilidade e qualidade”, afirmou.
O hospital conta ainda com um moderno setor de hemodinâmica, onde são realizados procedimentos e cirurgias minimamente invasivos, como cateterismo, angioplastias e embolização cerebral. Esses avanços permitem diagnósticos precisos, tratamento de alta complexidade com menor tempo de internação e recuperação mais rápida aos pacientes.
O atendimento no Hospital Regional do Sudeste do Pará é totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal.
Texto: Ederson Oliveira



