‘Arraial do Cuidado’ reforça cultura da humanização no Hospital Regional do Sudeste do Pará
24/06/2026A ação reuniu profissionais em programação inspirada nas festas juninas para fortalecer o acolhimento, a empatia e os direitos dos usuários na assistência hospitalar
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, encerrou nesta quarta-feira (24) a programação “Arraial do Cuidado”, iniciada na terça-feira (23). A ação reforçou as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), incentivando práticas voltadas a um atendimento acolhedor, respeitoso e centrado nas necessidades dos pacientes.
Com uma abordagem interativa, inspirada nas festas juninas, a programação reuniu pacientes e profissionais de vários setores, em momentos de integração e aprendizado, reforçando a importância das relações humanas na construção de uma assistência de qualidade aos usuários.
Maria do Socorro Silva, moradora de Marabá, encaminhada à unidade para fazer o exame de ressonância magnética, disse que o cuidado humanizado é percebido no dia a dia da unidade. “Desde a primeira vez que fui atendida aqui me senti acolhida. Os profissionais explicam tudo com paciência, e tratam a gente com muito respeito”, afirmou.
A qualidade do atendimento também foi ressaltada por José Carlos Oliveira, morador do município de São Domingos do Araguaia, na região Sudeste, acompanhante de um paciente que passou por cirurgia ortopédica. “A equipe sempre nos orienta e procura ajudar da melhor forma possível. A gente percebe o cuidado e o compromisso dos profissionais com os pacientes”, acrescentou.
Humanização fortalece o cuidado – Durante os dois dias de programação, os profissionais participaram de atividades lúdicas, desenvolvidas para estimular reflexões sobre princípios fundamentais da Política de Humanização. Entre as dinâmicas, houve “Pescaria do Acolhimento”, “Milho da Clínica Ampliada”, “Bingo dos Direitos dos Usuários” e “Correio Elegante do Cuidado”, para incentivar a troca de mensagens positivas entre os profissionais.
Daiane Uszynski, analista de Humanização, explicou que a ação foi planejada para aproximar os profissionais dos princípios da PNH, que orienta os serviços de saúde no País. “A humanização incentiva práticas que valorizam não apenas o paciente, mas também os trabalhadores da saúde, promovendo relações respeitosas, acolhedoras e colaborativas”, ressaltou.
Segundo ela, diretrizes e princípios, como acolhimento, escuta qualificada, corresponsabilização e protagonismo dos usuários, são fundamentais para qualificar a assistência. “Quando fortalecemos esses princípios entre as equipes, criamos um ambiente mais sensível às necessidades das pessoas. Isso reflete diretamente na experiência do paciente e contribui para um atendimento mais humanizado e resolutivo”, acrescentou Daiane Uszynski.
Reconhecimento – A coordenadora da Ouvidoria do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Flávia Fernandes, enfatizou que a humanização é um dos aspectos mais reconhecidos pelos usuários da unidade. Os elogios recebidos pelos canais de atendimento frequentemente destacam o acolhimento e a atenção oferecidos pelas equipes.
“Recebemos muitos relatos positivos de pacientes e acompanhantes que se sentem respeitados, ouvidos e bem acolhidos durante o atendimento. Isso demonstra que o cuidado humanizado faz diferença não apenas na percepção das pessoas, mas também no processo de recuperação e tratamento”, afirmou.
Para Flávia Fernandes, iniciativas como o “Arraial do Cuidado” contribuem para fortalecer uma cultura institucional voltada às pessoas. “Quando os profissionais são estimulados a refletir sobre empatia, respeito e acolhimento, todos ganham. O paciente recebe uma assistência mais qualificada, os familiares se sentem mais seguros e as equipes trabalham de forma mais integrada”, concluiu.
Certificado com o Nível 2 de Acreditação da ONA, a unidade de gestão estadual oferece atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição tem 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Todos os atendimentos realizados na instituição são regulados pela Central Estadual de Regulação.





