Coordenação Estadual de Saúde Bucal faz ação educativa no Abelardo Santos

Coordenação Estadual de Saúde Bucal faz ação educativa no Abelardo Santos

25/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

Iniciativa agregou ao Projeto Pronto-Sorriso, que acontece às sextas-feiras, na pediatria da unidade

Uma boa higiene bucal e uma alimentação saudável, são algumas das orientações dos especialistas para evitar o desenvolvimento de doenças bucais, as quais, muitas vezes, se iniciam na infância. De uma forma colorida e lúdica, essas recomendações foram repassadas aos colaboradores, usuários, e, sobretudo, às crianças em atendimento na pediatria do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos- HRAS, em Icoaraci, distrito de Belém, na manhã desta sexta-feira (25).

A ação educativa e animada, é uma parceria entre o setor de Humanização do HRAS e a Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), dentro do Projeto Pronto-Sorriso, programação que utiliza de recursos lúdicos, para desmistificar a imagem de que o contexto hospitalar é um ambiente apenas de sofrimento ou dor. A unidade é referência do Governo do Estado em urgência e emergência infantil.

“A parceria tem como objetivo levar, de forma alegre, descontraída e lúdica, palestras educativas e preventivas, assim como a distribuição de kits de higiene bucal às crianças e colaboradores do Hospital Abelardo Santos”, explicou a cirurgiã dentista pediátrica, Alessandra Amaral, coordenadora Estadual de Saúde Bucal. “Nossa finalidade é fazer com que nossas crianças aprendam, brincando, a cuidar dos dentinhos, enquanto aguardam suas consultas na urgência pediátrica e, também, para os pacientes que estão nos leitos do hospital”, reforçou Alessandra.

Dentro da programação, as orientações foram feitas pela equipe Técnica de saúde bucal da Sespa e acadêmicos do curso de odontologia da Unama-BR, que já são estagiários no programa prioritário de Governo do Estado, TerPaz.

Educação bucal – Há 1 mês internado no Abelardo, o pequeno Lucas Manuel, 7 anos, aprendeu, brincando, sobre os cuidados que deve manter com os dentes. “Ensinar mais sobre a saúde bucal é muito bom para as crianças e adultos. Acho muito importante essa forma que o Hospital encontrou para levar um pouco de diversão às crianças que estão aqui, recebendo tratamento de saúde”, elogiou a cabeleireira Francisca Santos, de 33 anos. Moradora de Paragominas, no sudeste paraense, ela reveza com a mãe do paciente, o acompanhamento do seu sobrinho, durante a internação. “Ações assim, são importantes para os responsáveis também. Há pessoas que não têm acesso, não sabem qual é a escova correta e nem a forma de usar”, frisou.

A ação será multiplicada na casa do autônomo, Jeferson Silva, 28 anos, morador do bairro do Bengui. “Minha filha vai aprender a como escovar corretamente os dentes e ensinar às outras crianças e a irmãzinha dela. Ela já tem esse hábito de comer e escovar os dentes, mas com essa iniciativa, aprendeu ainda mais sobre como ter uma higiene correta”, disse o pai da Isabela Lima, de 8 anos.

A servidora pública Talita Alves, de 36 anos, também avalia como humana as atividades lúdicas dentro do hospital. “As crianças aprendem brincando a como se cuidar. O Abelardo Santos é um lugar agradável para levar os nossos filhos, quando estão precisando de socorro médico. Moro em Icoaraci e todas as nossas necessidades com as crianças, são supridas aqui. O Abelardo se tornou uma referência”, acrescentou a mãe de Eduarda, de 4 anos.

Crianças receberam orientações sobre higiene bucal

Projeto – A coordenadora da Humanização do Abelardo Santos, Anny Segóvia, destaca que o Projeto Pronto-Sorriso envolve a enfermagem, a nutrição e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital. “Toda a equipe está empenhada em transformar o ambiente hospitalar em um lugar mais leve para as nossas crianças. O Abelardo Santos tem trabalhado com intensidade para que todos os nossos atendimentos sejam de forma humanizada, respeitando os colaboradores e, claro, os usuários”, destacou Segóvia.

Para o diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, projetos como o Pronto-Sorriso, é um diferencial na atual gestão do Hospital, que, desde março de 2021, passou a ser administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA). “O HRAS recebe, em média, 80 crianças por dia para o atendimento de urgência e emergência. Encontramos, nesta ação, uma maneira de levar educação aos nossos usuários, de uma forma divertida e mais leve. O Governo do Estado, através da Sespa, vem se empenhando em promover, na assistência à saúde, bem estar aos usuários”, frisou o gestor.

As atividades educativas e lúdicas serão feitas todas as sextas-feiras, com temas distintos, no setor de pediatria do Hospital. Além dos grupos voluntários, que procuram a instituição para, de alguma forma, arrancar o sorriso dos pacientes, os próprios colaboradores, se fantasiam de personagens de contos infantis, ministram oficinas de pintura e com massa de modelar, tudo isso, em um espaço ornamentado com balões e enfeites coloridos.

Texto: Roberta Paraense/HRAS

Fotos: Divulgação