Hospital Regional Público do Araguaia vai recepcionar 40 novos acadêmicos de medicina

Hospital Regional Público do Araguaia vai recepcionar 40 novos acadêmicos de medicina

25 de junho de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Regional Público do Araguaia será campo de ensino médico

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado no município de Redenção, fechou convênio com a instituição de ensino Afya e vai disponibilizar 40 vagas para o programa de internato, direcionado aos alunos de medicina da região. Os estudantes iniciarão a capacitação no segundo semestre e terá duração de dois anos.

Os acadêmicos serão acompanhados por médicos e profissionais assistenciais do Hospital, sob supervisão do coordenador adjunto de Medicina da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar), integrante da comissão de internato do grupo Afya, professor mestre biomédico e coordenador de estágio da instituição de ensino, Rodrigo Alves de Oliveira.

Para ele, a ação é muito importante, pois com a entrada dos alunos no cotidiano clínico do hospital, a população será mais assistida. “Com a entrada de 40 novos internos, o hospital terá uma assistência com melhor distribuição de profissionais dispostos nos turnos hospitalares”, disse Rodrigo Alves de Oliveira.

Ainda segundo o professor, uma das vantagens da inserção destes alunos é que casos clínicos passarão a ser estudados mais amplamente, fazendo com que toda a equipe discuta os diagnósticos, possibilitando um estudo clínico com mais critérios, o que gera melhor assistência ao usuário. “Outro benefício igualmente importante é que automaticamente qualificamos toda a rede, seja municipal ou estadual, porque toda a equipe volta a reaprender e discutir as situações e casos clínicos, e assim apresentamos melhores diagnósticos”, comentou.

Os alunos estarão dispostos em seis áreas distintas do hospital: Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Urgência e Emergência, Ginecologia e Obstetrícia e Unidade Básica de Saúde.

No início deste mês, os acadêmicos puderam visitar as instalações do hospital e conhecer seu modelo assistencial e de governanças clínicas. Os dados e impressões apresentados serão posteriormente repassados aos demais alunos da faculdade.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, deseja boas vindas aos acadêmicos e explica que, num futuro bem próximo, estarão no mercado de trabalho prestando assistência de qualidade à população de Ponte Nova e da região, e “Além do contato com o lado técnico da profissão, aqui vocês vão ter a oportunidade de vivenciar com o paciente, praticar uma assistência humanizada”, comentou.

O hospital é conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Governo do Estado, e é administrado por meio da Organização Social de Saúde (OSS) Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc).

Texto: Débora Barbosa/HRPA

Foto: Divulgação