Abelardo Santos homenageia mães vestindo bebês de modo especial

09/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais de saúde, as mães e os bebês com roupinhas especiais em homenagem ao Dia das Mâes

Após 23 dias do parto, Eliziane Sacramento Cravo, de 21 anos, recebeu a notícia que o pequeno Arthur Levi, teria de ficar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, para fazer tratamento de uma doença cardiovascular. Internado no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, neste domingo (8), no Dia das Mães, algo na rotina hospitalar ficou diferente. E que Eliziane, ao acompanhar seu filho, teve uma surpresa. Ela encontrou Arthur de batinha, com dizeres amorosos e com uma homenagem para ela.

“Nossa, foi muito emocionante. Não me contive de tanta emoção. E chorei”, contou, emocionada. A surpresa foi feita após um vídeo de homenagens às mães do complexo neonatal, realizado pela equipe multiprofissional do HRAS. “Depois do vídeo fomos direcionadas para ir ver nossos bebês, e para nossa alegria, eles estavam arrumadinhos para nos homenagear. Não contive as lágrimas, até agora estou emocionada, foi muito lindo”, disse.

Quem também ficou emocionada com a iniciativa, foi Evyllin Christinne Amorim, de 20 anos, moradora do bairro da Cabanagem, em Belém. Seu filho nasceu de 9 meses, porém, no nascimento, foi descoberto que Benício tinha sido acometido por uma infecção no sangue, logo, precisou realizar procedimentos e ficar internado na UTI Neo do Abelardo Santos.

“Nossa, eu amei a homenagem. Foi um grande presente. Já saí da sala de estar chorando, porque disseram que o meu bebê tinha um presentinho para mim. Fiquei muito emocionada, ele é meu primeiro filho”, agradeceu.

Iniciativa – A ação faz parte de uma extensa programação que o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos está promovendo neste mês de maio, alusiva ao Dia das Mães. A terapeuta ocupacional, Luanda Campos, explica sobre este momento.

“As mães sonham com o momento do parto e a chegada do bebê em casa, mas, infelizmente, por diversos motivos, nem sempre isso é possível e alguns bebês precisam permanecer no HRAS por um período maior que o planejado e com cuidados intensivos, o que gera bastante tensão nas famílias. Por isso, pensamos uma homenagem específica nesses casos”, detalhou Luanda.

Esta ação, especificamente, procurou fortalecer emocionalmente as mães durante o período em que os recém-nascidos estão no complexo. “Nós, terapeutas ocupacionais, pensamos nas roupinhas com a mensagem de agradecimento e afeto visando favorecer o vínculo mãe/bebê, o acolhimento e suporte emocional para enfrentamento da internação neonatal, sobretudo, em uma data como essa, onde geralmente as mães – que já estão fragilizadas – se sentem ainda mais tristes por não terem seus bebês em casa”, observou a terapeuta ocupacional, Danielle Ferreira.

Programação – Ainda neste mês, o HRAS vai lançar um curso para gestantes atendidas na Atenção Básica de Icoaraci e Outeiro, um grupo de acolhimento social e psicológico para as puérperas com filhos nas UTIS e UCIs. “Na primeira semana do mês, lançamos uma oficina de artesanato às mães com filhos internados na unidade. Nosso objetivo é estimular a criatividade, o empreendedorismo e fazer com que essas mulheres tenham uma atividade durante esse período de internação”, frisou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos.

Também neste mês, a unidade promoveu um momento de beleza às colaboradoras mães e a entrega de brindes. “Todos os dias devemos homenagens à figura materna, por isso, além de estimular a valorização profissional de nossas funcionárias, também queremos dizer a todas do HRAS o quanto elas são fundamentais em nossas vidas, desde o nascimento, até os cuidados que se estendem na fase adulta”, ressaltou Silveira.

O HRAS é um Hospital Público, referência do Governo do Estado em alta complexidade. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS