Ação integrada leva orientações sobre doença de Chagas à população de Ponta de Pedras

26/04/2024 Off Por Mozart Lira

Servidores do 7° Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estiveram realizando atividades em conjunto com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras, a fim de implementar estratégias de promoção da prevenção da Doença de Chagas no referido município. As ações duraram quatro dias e encerraram nesta sexta-feira, 26.

A equipe integrada esteve composta por representantes da Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica, CIEVS Marajó I, Vigilância Sanitária e Endemias.

A programação contou com o compartilhamento de informações sobre a doença de Chagas à população, como também nas atividades do Programa Saúde na Escola desenvolvidas em 4 escolas municipais e estaduais, com o intuito de instruir crianças e adolescentes acerca da doença, sintomas e os cuidados para se prevenir, inclusive na ocorrência de encontrar o inseto barbeiro, o vetor da doença.

Adicionalmente foi realizada uma mesa redonda com médicos e enfermeiros acerca do fluxo, notificação, investigação epidemiológica, diagnóstico e tratamento de pacientes. A programação também contou com visitas a Unidades Básicas de Saúde a fim de aperfeiçoar o alinhamento de fluxo para o diagnóstico, notificação, investigação epidemiológica, acompanhamento e cuidados para com os pacientes chagásicos.

A equipe da Sespa também ministrou palestra aos agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às endemias com informações sobre a prevenção da doença e a importância de suas funções na vigilância entomológica dos vetores da doença de Chagas no município, e no fluxo de funcionamento do posto local de Informação de Triatomíneos (PIT).

Também foram feitas visitas e discussão com a equipe de Vigilância Epidemiológica e Sistemas de Informações sobre notificação, investigação e encerramento oportuno dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Como forma de prevenção à doença, foi promovida a atualização cadastral e treinamento de Boas Práticas para batedores de açaí, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).