Sespa integra a campanha “Abril pela segurança do paciente”

Sespa integra a campanha “Abril pela segurança do paciente”

29/04/2024 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa).

O ano de 2024 marca os 11 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NSP), realiza até esta terça-feira (30), em Belém, uma programação alusiva para lembrar a data e ao mesmo tempo qualificar profissionais de em todos os estabelecimentos de saúde do território paraense, por meio da implantação de protocolos, vigilância, monitoramento e construção de indicadores voltados à segurança do paciente.

Iniciado nesta segunda-feira (29), o encontro acontece no auditório da Fundação Cultural do Pará (Centur) e visa compartilhar conhecimentos e práticas seguras realizadas pelas instituições de saúde, além de destacar o papel dos serviços, dos profissionais de saúde, dos usuários e das instituições de ensino na promoção do cuidado seguro. É direcionado a especialistas da área, representantes das unidades hospitalares de toda a rede estadual de saúde e estudantes e está buscando discutir, com base na portaria do MS, como prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde.

“Esse encontro é uma oportunidade para que disseminemos o trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente, no sentido de esclarecer como ocorre a atuação no Pará e oportunizar esses momentos de discussão e reflexão sobre as nossas práticas entendendo o que os hospitais estão fazendo, como estão seus indicadores e como melhorá-los. Nossa intenção é aprimorar o conhecimento de todos e garantir ainda mais o bem-estar dos nossos pacientes internados nossas unidades”, disse Melyane de Assunção Gaia (foto à esquerda), coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NSP) da Sespa.

São considerados incidentes em serviços de saúde quedas, falha na aplicação de medicamentos, problemas estruturais para adaptação ou, até mesmo problemas de comunicação na equipe, por exemplo, que podem prejudicar a permanência de qualidade dos pacientes e causas danos desnecessários.

A Sespa possui um Núcleo de Segurança do Paciente dentro do setor de Vigilância Sanitária que faz contato direto com os hospitais para fiscalizar as condutas, mas principalmente orientá-los para que possuam ferramentas, de tal modo que o assunto esteja sempre em evidência na agenda da saúde pública paraense.