Ações de valorização à vida se destacam em programação voltada a servidores da Sespa

Ações de valorização à vida se destacam em programação voltada a servidores da Sespa

22/09/2023 Off Por Mozart Lira

Em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou uma programação para conscientizar os servidores sobre a temática, promover um momento de confraternização e partilha de mensagens de motivação e valorização da vida.

Ocorridas no auditório do Nível Central com o tema “Viver é a melhor escolha: converse, apoie, escute e faça  “, em Belém, as atividades realizadas pela Gerência de Atenção ao Trabalhador (GAT) da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) da Sespa também conscientizaram servidores para a prevenção contra o suicídio e para que as pessoas também possam oferecer ajuda. Além disso, funcionários preencheram uma árvore em forma de mural com frases de incentivo.

“É importante que se conscientize os servidores sobre o valor da vida e que nenhum seja rotulado por estar apresentando algum comportamento que configure a necessidade de escuta e de compreensão, evitando o julgamento de qualquer natureza e assim disponibilizando ajuda, de forma a evitar situações mais extremas”, explicou o secretário de Saúde do Estado, Romulo Rodovalho, durante a abertura da programação.

A mesa de abertura contou ainda com palavras de incentivo aos servidores, proferidas pelo secretário adjunto de Políticas Públicas, Sipriano Ferraz; pelo secretário adjunto de Gestão Administrativa, Ariel Sampaio; pela diretora da DGTES, Kelly Silveira; pela coordenadora da GAT, Vaneuza Miranda e pela Diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Laena Reis.

O momento contou ainda com momentos descontraídos, como o de ginástica laboral com o educador físico Walder Rezende; dinâmica de finalização e mostra de dança coletiva.

Fotos: Matheus Miranda (Ascom/Sespa)

Durante a programação, a psicológa Klaudia Sadala, da Santa Casa de Misericórdia, ministrou a palestra em que discorreu sobre o tema “Suicídio: como reconhecer os sinais no ambiente de trabalho”, em que abordou o quanto é importante a conscientização entre os profissionais para ficarem em alerta a qualquer dificuldade que estejam passando, e assim procurar ajuda.

Segundo a psicóloga, é necessário debater e orientar os profissionais, para que possam e saibam como ajudar pessoas com pensamentos depressivos e em situação de vulnerabilidade. Pois assim, essas pessoas vão receber atendimento e encaminhamento da melhor forma possível e mais vidas poderão ser preservadas, graças aos servidores.