Amamentação é chave para garantir um crescimento infantil saudável

01/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O leite materno é a principal fonte de nutrição de recém-nascidos até que se tornem aptos a comer alimentos

Em alusão ao início da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai de 1º a 7 de agosto, diversos órgãos estaduais intensificam as ações que incentivam a amamentação e a doação do leite materno, já que a amamentação adequada pode ter um papel crucial para a saúde da criança recém-nascida.

A atuação cooperada da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA) e o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), além da promoção do evento Fórum Regional de Doação de Leite Humano, realizado nos dias 20 e 21 de maio pela Santa Casa, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realiza ações de grande importância para incentivo e apoio ao aleitamento materno, principalmente no contexto da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A consultora de vendas Jaqueline Suelen Maia Sena, de 25 anos, é mãe do pequeno Pedro Luís, que precisou de doação de leite materno logo que nasceu. A experiência fez com que ela mesma se conscientizasse sobre a importância do ato e logo também se tornasse uma doadora.

“Eu senti que eu precisava fazer parte disso, eu precisava salvar vidas. Então quando nós chegamos em casa do hospital eu entrei em contato com a Santa Casa de Misericórdia, fiz o meu cadastro e na semana seguinte eles vieram em casa trazer o meu kit, que vem esterelizado, com máscara, luva e touca. Além disso, eles explicam como fazer a coleta do leite, e tornou a minha vida muito mais fácil. Doar leite, para mim, é um ato de amor, é poder dar um pouco daquilo que um dia o meu filho também recebeu”, explica.

O Projeto Bombeiros da Vida (PBV) arrecadou 1.281 litros de leite humano no primeiro semestre de 2021

Mais informações – O Projeto Bombeiros da Vida (PBV) é um programa integrado de apoio a amamentação, criado através de uma parceria entre o CBM-PA e a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Sua principal missão é diminuir os índices de mortalidade infantil, além de incentivar e promover o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.

Em 2020, foram feitas 5.686 visitas domiciliares pelos integrantes do Corpo de Bombeiros, o que possibilitou uma arrecadação de 2.623 litros de leite humano para o consumo de bebês prematuros e de baixo peso, internados na área de neonatologia do hospital. Já no primeiro semestre de 2021, foram realizadas 2.525 visitas domiciliares pelos bombeiros, com a arrecadação de

A cabo Carolina Figueiredo, coordenadora do PBV, explica que o trabalho do projeto não é voltado apenas para os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa, como também para toda a sociedade. “Um desses incentivos se dá através da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a qual tem como foco difundir a importância da amamentação para uma melhor qualidade de vida, possibilitando uma geração mais saudável”, detalha.

Para a coordenadora do banco de leite da Santa Casa do Pará, Vanda Marvão, a manutenção dos bancos de leite para a promoção da saúde da mulher e do bebê inclui repassar informações para grávidas sobre a importância da amamentação, bem como os direitos que as mulheres têm durante gestão, parto e amamentação, o incentivo de manter o aleitamento até pelo menos dois anos de idade da criança, e a importância das mães com excedente de leite doarem o alimento aos bancos responsáveis.

“A amamentação é ainda mais importante duranre a pandemia porque protege esse bebê pelos anticorpos que ele recebe da mãe também para outras doenças. É importante dizer que mãe positivada ou com suspeita de Covid-19 não deve suspender a amamentação, mas tomar as medidas de segurança importantes, como o uso da máscara, lavagem das mãos sempre antes de amamentar, e evitar qualquer tipo de contaminação próximo do bebê. Assim ela diminui os riscos e garante o alimento que protege a criança”, orienta.

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno são abordadas questões como índices de amamentação e a importância para a saúde infantil, além da segurança legal de quem amamenta. “Existe uma proteção jurídica da amamentação que inclui desde a licença maternidade, o tempo previsto durante a realização de provas de concurso público para o ato, o direito de chegar uma hora mais tarde ou sair uma hora mais cedo do trabalho quando se está amamentando, dentre outros”, reforça Vanda.

Serviço: Doação para o Banco de Leite Humano da Santa Casa e cadastro de doadoras e informações : (91) 4009-2212 ou 4009-0375 / WhatsApp: (91) 98899-6326 e pelos sites santacasa.pa.gov.br / bombeiros.pa.gov.br.

Por Carol Menezes/Secom
Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará