“Amigo doce” e oficina de artesanato marcam a programação de Páscoa do Regional Abelardo Santos

“Amigo doce” e oficina de artesanato marcam a programação de Páscoa do Regional Abelardo Santos

06/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

As ações envolveram profissionais, pacientes e acompanhantes da unidade

A celebração da Semana Santa contou com muita animação, criatividade e troca de afeto e uma visita especial no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. De forma antecipada, na tarde da última quarta-feira (5), diversas atividades foram realizadas para comemorar a data, incluindo a Páscoa, celebrada no próximo domingo (9).

A visita da coelhinha Lilica movimentou os corredores dos setores de internação e encantou adultos e crianças. Durante a passagem pela pediatria do HRAS, a personagem acompanhou a oficina de confecção de orelhinhas de coelho feita pelos pequeninos. Já nas outras alas, a coelha estimulou a troca de cartões com mensagens de esperança, fé e amor entre os pacientes.

A programação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS teve como objetivo mostrar que o ambiente hospitalar não está relacionado apenas com a dor e o sofrimento, mas sim, um lugar de tratamento, recuperação e superação de desafios.

A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, reforça que esse tipo de iniciativa melhora a experiência do paciente na unidade. “Desta forma, a gente desmistifica que o hospital é um ambiente triste e frio. Hoje buscamos atender todos os nossos públicos, para que se sintam acolhidos nessas datas especiais”, enfatizou.

A visita da coelhinha Lilica movimentou os corredores dos setores de internação

Ação – A cantora Nonata Silva, de 47 anos, se deslocou de Macapá, no estado do Amapá, para buscar tratamento no HRAS. Devido a problemas de circulação sanguínea nos membros inferiores, ela encontrou na unidade o suporte que precisava, no Sistema Único de Saúde (SUS). Realizando exames e sendo acompanhada pela equipe de cirurgia vascular, nos próximos dias ela irá se submeter a uma cirurgia para colocação de um stend, para restabelecer o fluxo sanguíneo.

Emocionada com a visita da coelhinha e do Grupo de Humanização, não conseguiu conter o choro. “Lembrei que nesse período sempre passo com o meu esposo. A hospitalização não é fácil, mas tenho esperança de sair em breve”, comentou.

Criatividade – Contente em confeccionar as suas orelhas de coelho, a pequena Luna Lima,  de 10 anos, oriunda de Mosqueiro, está internada há 14 dias no HRAS, devido à realização de um procedimento para a retirada de um cisto no ovário esquerdo. “Eu gosto muito da páscoa e de ganhar chocolate. Enchi minhas orelhinhas de pedrinhas para ficar mais bonita”, disse, focada na atividade.

Valorização – A programação também se estendeu aos colaboradores da unidade, por meio do setor de Recursos Humanos. A brincadeira do “Amigo Doce” foi a estratégia usada para envolver todos os trabalhadores. Cada profissional ganhava um bombom de chocolate e tinha que fazer a troca com outro colega de trabalho.

A compradora do HRAS, Suzana Holanda, decidiu participar e fazer a troca do doce com o colega de setor. Ela considera que esses momentos saudáveis são importantes para a união da equipe. “Além de ganhar o chocolate, ainda podemos viver o verdadeiro sentido da Páscoa, que é o amor e a renovação da nossa fé”, ressaltou.

Para o diretor-geral do HRAS, Jean Cleber, esse tipo de iniciativa reforça o comprometimento e a qualidade do serviço prestado na unidade. “O bem-estar dos nossos usuários é prioridade. Trazer um pouco de leveza para a rotina desses pacientes e profissionais ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade provocada pela hospitalização”, observou o gestor.

Serviço:  O Hospital Regional Abelardo Santos pertence à rede pública do Governo do Estado, com administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS

Fotos: Divulgação