Sespa participa, em Bragança, de atividades alusivas ao mês de conscientização do autismo

05/04/2023 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da equipe técnica da Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa), esteve em Bragança, no nordeste paraense, nesta quarta-feira, 05, para participar de duas atividades alusivas à campanha “Mais informação, menos preconceito”, referentes ao Abril Azul, mês de conscientização do autismo.

O primeiro momento ocorreu por meio de palestra, durante “III Encontro de Conscientização do Autismo”, que aconteceu no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município. A atividade foi realizada pelo Grupo Autismo Acreditar, formado por pais, mães e responsáveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e autistas adultos residentes em Bragança.

Na oportunidade, a coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, falou sobre as realizações da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de iniciativas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que criou em 2020 a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa).

“Isso é um trabalho que tem sido feito pelo Estado atuando em várias frentes e de forma descentralizada gradativamente, através de vários projetos intersetoriais”, disse Nayara.

Na sequência, a coordenadora da Cepa participou da entrega do espaço de terapia ocupacional do Centro Especialização de Reabilitação (CER) II Socorro Gabriel, acompanhada do prefeito do município, Raimundo Oliveira, e do vice-prefeito e secretário de saúde de Bragança, Mário Ribeiro.

Na ocasião, houve entrega de Carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA).