Arraial dos Curumins contagia crianças internadas no Regional de Santarém

29/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Emanuel Melo Novais, de 5 anos, gostou muito da pescaria

Emanuel Melo Novais, de 5 anos, foi um dos pacientes que se divertiu no “Arraial dos Curumins”, realizado no setor de pediatria do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Ele fez questão de dizer o quanto ficou feliz. “Eu gostei muito da brincadeira da pescaria, fiquei muito animado. Estava tudo bonito”, disse o menino com brilho nos olhos após ganhar um brinquedo da equipe multiprofissional.

A ação faz parte do trabalho de humanização realizado constantemente na instituição, que pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde.

Humanização  – A psicóloga da clínica pediátrica do HRBA e uma das organizadoras do evento, Janaina Nascimento, explica que a primeira atividade realizada para que o setor entrasse no clima junino foi a decoração do corredor. “Essa identidade visual do ambiente é muito importante para trazer motivação aos pais, pacientes e até mesmo aos colaboradores. Nós colocamos bandeirinhas que lembram o período, além de pedir que todos viessem com roupa ou adereço do tema”, detalhou.

A programação contou com música, dança, brincadeira da pescaria e alimentação. O “Arraial” teve a duração de 1h, onde a animação foi vista a todo momento.

Ivaneide Melo, mãe do Emanuel, foi uma das mães que envolveu o filho em todas as atividades, ela não deixou de levar uma roupa especial para o pequeno.“Eu achei uma ótima iniciativa, são iniciativas que a gente vê com carinho. Eu vi amor e atenção pelas crianças em cada detalhe, porque sentimos que foi feito com amor. A gente fica aqui em uma rotina cansativa de tratamento e hoje foi diferente, vi no meu filho uma alegria a mais e isso encheu o meu coração”, enfatizou.

A clínica pediatria tem internado atualmente 19 crianças. Dessas, cinco são pacientes que moram na unidade desde que nasceram.

A clínica pediatria tem internado atualmente 19 crianças

Ações – O mês junino foi marcado por várias ações de humanização nos setores do Hospital Regional, todos estavam relacionados ao tema típico desta época do ano. Os profissionais que atuam na unidade entendem a importância da união entre a qualidade técnica do tratamento e o relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe. Oferecer um atendimento humanizado é tão essencial quanto investir em tecnologia e sistemas de gestão de atendimento.

De acordo com a Psicóloga Janaína, por meio de ações de humanização é possível proporcionar uma melhor forma de cuidado e alcançar melhores resultados nos tratamentos. “Nós priorizamos esses momentos lúdicos, principalmente em datas comemorativas, justamente para quebrar a rotina hospitalar. O impacto psicológico e social é essencial e ajuda diretamente no resultado positivo do tratamento desse paciente internado”, finalizou.

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde. Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA