Poli Lago de Tucuruí oferta 700 consultas no mês no Pré-Operatório Rápido

Poli Lago de Tucuruí oferta 700 consultas no mês no Pré-Operatório Rápido

30/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Com a iniciativa, pacientes podem realizar todos os exames e circuito de avaliação médica em um único dia

Como forma de acelerar o preparo para os procedimentos cirúrgicos e zerar filas de espera do Estado, o Programa Pré-operatório Rápido, na Policlínica Lago de Tucuruí, tem tornado os atendimentos mais ágeis e práticos aos pacientes da região sudeste paraense. A proposta é de que o usuário, em um único dia, passe por todas as etapas de avaliação do risco cirúrgico para prosseguirem com segurança à etapa de realização da sua cirurgia.

A unidade tem capacidade de realizar até 700 consultas com os especialistas por mês. Sendo elas dividas em 500 para o serviço de cardiologia e 200 para o de anestesiologia.

“Desta forma, nosso papel é tornar esse processo mais rápido, prático, seguro e humanizado para a população dessa região”,  explicou Francisco Amud, diretor Executivo da unidade.

Atendimentos – Camila Mousinho, teve de passar por exames pré-operatório no ano passado. Ela precisou do laudo do cardiologista e do anestesiologista antes de realizar o seu procedimento cirúrgico.

“Eu consegui agendar todas avaliações através do call center, fui às consultas e passei pela triagem com os enfermeiros. Eu recomendo muito. Tive muita dificuldade de conseguir em outros locais. Na Policlínica, foi um atendimento rápido e tranquilo tanto pelo call center quanto presencialmente. Deu tudo, consegui todos os laudos necessários”, disse.

Programa – O programa é voltado à realização dos exames pré-operatórios e avaliações médicas para qualquer modalidade cirúrgica. O paciente realiza na data e hora marcada os exames laboratoriais, Raios X e Eletrocardiograma pela manhã e em seguida já na tarde do mesmo dia, de posse dos resultados de seus exames o paciente é atendido pelo cardiologista para avaliação do Risco Cirúrgico Cardiológico. Se não houver necessidade de exames complementares e houver a indicação de Avaliação de Risco Anestésico para o procedimento proposto, o paciente já realiza a consulta com o anestesiologista, obtendo a avaliação completa e o parecer de apto ou inapto para o procedimento, ficando pronto para retornar para a unidade hospitalar a qual realizará a programação de sua cirurgia.

A diretora técnica da Poli Lago de Tucuruí, Camylla Rocha, explica que fluxo de atendimento passa por cinco passos simples. Agendamento, realização dos exames pré-operatórios, avaliação do risco cardiológico, avaliação do risco anestésico – quando indicado – e retorno à unidade de origem.

Ela ainda reforça que o paciente não precisará ir a Policlínica para fazer o agendamento. “O paciente pode entrar em contato por meio da ferramenta interativa da Unidade através whatsApp, telefone fixo do call center ou e-mail para agendar o circuito de exames e avaliações”, afirma a diretora.

Orientações necessárias para realizar o agendamento:

• O atendimento é destinado a pacientes que já possuem procedimentos cirúrgicos indicados e dispõem de requisições de Avaliação Pré-operatória Cardíaca e/ou Anestésica.
• O paciente pode fazer o agendamento através dos meios eletrônicos:
– WhatsApp: (94) 9140-3889
– Call Center: (94) 3198-1275
– E-mail: callcenter@politucurui.org.br
• É necessário o usuário estar munido com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço com CEP, Cartão Nacional do SUS e cópia da solicitação de cirurgia.

Entenda  – A Poli Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos gratuitos. Ela fica localizada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/Poli Lago de Tucuruí

Foto: Divulgação