Assistência fisioterapêutica proporciona bem-estar às grávidas no Abelardo Santos

02/01/2024 Off Por Roberta Vilanova

Mensalmente, mais de 100 pacientes são atendidas e acolhidas pelo serviço

A fisioterapia pélvica, que há cerca de dois anos faz parte da equipe de obstetrícia do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, já colhe resultados encorajadores de mulheres que ganharam seus bebês na unidade.

Durante esse período, a atuação do serviço de fisioterapia foi fundamental no momento de tensão e ansiedade que envolve o trabalho de parto. A autônoma, Yasmin Souza, de 21 anos, lembra da sua trajetória até chegar ao HRAS e ser atendida pela equipe da unidade.

Mãe de primeira viagem, buscou por diversos serviços de saúde devido às dores de contrações, porém, após avaliações, sempre era orientada a retornar para sua casa, no distrito de Mosqueiro, trambém distrito da capital paraense.

“Foi desgastante. Mas quando cheguei ao Abelardo, fui bem atendida por toda equipe. A fisioterapeuta muito dedicada, me motivou e respeitou o meu tempo. O João Emanuel nasceu em julho de 2022, super saudável de forma natural. E, mesmo depois desse tempo, guardo até hoje com muito carinho a atenção que deram a mim e ao meu filho. Posso dizer que a fisioterapia foi um elemento chave”, disse.

Quem tem o mesmo sentimento é a universitária Pillar Gonçalves, de 25 anos. E destaca a importância do serviço. “Ela é uma excelente profissional, me ajudou no começo ao fim, com carinho e atenção. Já se passou 1 ano e 5 meses e,  toda vez que vou conta meu relato de parto, conto como a presença da profissional foi essencial nesse momento para meu marido e eu. Nos sentimos acolhidos”, enfatizou.

Acolhimento – A fisioterapeuta do HRAS, Rayanne Carpina, explica que a gestante é acolhida durante a fase ativa do trabalho parto, e é oferecido um leque de opções e tentativas para tornar a experiência positiva e única.

As pacientes podem experimentar a liberdade de movimento que traz o protagonismo da parturiente à tona, exercícios pélvicos direcionados pelo fisioterapeuta de acordo com cada momento do parto, que podem reduzir o tempo do trabalho de parto, exercícios respiratórios para melhora da concentração e conexão com o corpo, terapia manual com massagens e óleos minerais que auxiliam no relaxamento e reduzem a dor durante as contrações, aromaterapia, penumbra e musicoterapia que fazem a grávida se sentir mais confortável e bem acolhida, além da presença e incentivo constante do acompanhante, que é indispensável.

“A paciente é acompanhada pelo fisioterapeuta do momento que entra na sala de parto até dar a luz, costumo dizer que o suporte deve ser contínuo, por isso os desfechos em sua grande maioria são favoráveis”, ponderou.

Mensalmente, mais de 100 pacientes são atendidas pelo serviço de fisioterapia do HRAS, sendo que no mês de outubro 76 evoluíram para o parto normal e, em novembro, foram 98.

“Somos a segunda maior maternidade do Estado. Aqui, a mãe poderá ter seu bebê em um ambiente seguro e acolhedor, com duas salas cirúrgicas exclusivas para a obstetrícia e cinco salas de PPPS (pré-parto, parto e pós-parto), sendo uma delas estruturada com banheira”, elencou Aline Oliveira, diretora geral do HRAS.

Além disso, as duas salas de cirurgias disponibilizadas no Centro Obstétrico do HRAS realizam, além de cesáreas, procedimentos como a laparotomia exploratória, curetagem e revisão de colo. O atendimento na unidade é de livre demanda. Toda gestante que necessitar de atendimento médico de urgência pode ir até a maternidade da unidade.

Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade pública, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. A unidade é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRAS

Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará