Atendimento do HGI leva corte de cabelo à unidade hospitalar e atende pedido de usuário na ortopedia

24/02/2022 Off Por Mozart Lira

Internado há 30 dias no Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), para tratamento cirúrgico ortopédico devido a fratura na perna esquerda, o usuário Raimundo Nonato Pereira das Chagas, 44 anos, teve um desejo realizado: corte de cabelo, o que para muitas pessoas pode parecer algo simples e sem motivos para comemorar.

Mas para o usuário, o atendimento humanizado fez toda a diferença no seu visual e na sua autoestima. Vaidoso, ele expressou sua vontade de melhorar o visual, mesmo em internação. Seu pedido chegou ao conhecimento da equipe da Assistência que prontamente decidiu ajudá-lo com a união da Enfermagem e do Serviço Social, conseguirem um barbeiro voluntário para aderir à causa.

O corte de cabelo foi realizado na tarde desta terça-feira, 22, em área livre da unidade hospitalar, seguindo todos os protocolos de segurança. Após corte, Raimundo Nonato não escondeu sua satisfação. “Eu achei muito bom, me senti mais feliz. Gostei muito da gestão do hospital realizar meu pedido e acho que isso deve continuar sempre que um paciente necessitar, pois deixa a pessoa mais alegre. Quero aproveitar também e agradecer a equipe multiprofissional que está me tratando muito bem”.

O barbeiro, Antônio Monteiro que aderiu à ação de humanização do HGI também agradeceu a oportunidade de fazer o bem e deixar mais uma pessoa feliz e satisfeito com seu serviço, feito de forma voluntária. “Achei essa iniciativa muito importante. A sensação em poder ajudar um paciente com meu trabalho é maravilhosa. Quero fazer parte desse trabalho do HGI. Sempre que precisarem é só ligar e me chamar”.

Segundo a assistente social do HGI, Rosalvina Azevedo de Souza, o atendimento humanizado é de suma importância ao evidenciar o cuidado de forma integral ao paciente. “Quando o paciente adoece e vem em busca de atendimento, ele acaba deixando para trás alguns comportamentos, que até então eram rotineiros na sua vida, como cuidar da sua aparência, por exemplo. E resgatar isso em atendimento no período hospitalar, ajuda a trazer de volta a autoestima, que muitas vezes é perdida, frente ao tratamento de saúde. A gestão do hospital ficou muito feliz em poder proporcionar esse momento ao Raimundo e ficamos mais felizes ainda, em ver no semblante dele o quanto essa simples ação, fez diferença em sua vida”, destacou a profissional.

Atendimento portas abertas– O atendimento no sistema portas abertas, durante 24 horas, para ortopedia no HGI é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a proposta de desburocratizar o atendimento a vítimas de acidentes e fraturas na região de Saúde Rio Capim, abrangendo 23 municípios do nordeste paraense.  No HGI tem o objetivo de realizar, por mês, 300 consultas ambulatoriais e 80 cirurgias.

Em 2021, a equipe multiprofissional do HGI realizou aproximadamente 90 mil atendimentos mais relevantes, entre internações, consultas ambulatoriais, Urgência/Emergência, cirurgias, exames, Serviço Social e Serviço de atendimento ao Usuário (SAU).

A unidade hospitalar, que integra a rede de assistência do Governo do Estado, é gerida por meio da Sespa em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

Serviço – O HGI fica localizado na Rua Principal, s/nº, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811-2631.

Texto: Vera Rojas (Ascom/HGI)