Barco Hospital Papa Francisco inicia expedições de 2023 pelo município de Prainha

Barco Hospital Papa Francisco inicia expedições de 2023 pelo município de Prainha

17/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

A 65ª edição da iniciativa ocorrerá entre os dias 19 e 26 de janeiro

Desde 2019 levando atendimentos de saúde para as comunidades ribeirinhas de todo o Pará, o Projeto do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus vai iniciar suas expedições do ano de 2023 pelo município de Prainha. A 65ª edição da iniciativa ocorrerá entre os dias 19 e 26 de janeiro.

O projeto, uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com a Associação Lar São Francisco de Assis Na Providência de Deus, tem como objetivo oferecer serviços de saúde para comunidades que vivem em locais de difícil acesso por via terrestre. Desde o início do projeto, já foram realizados quase 350 mil atendimentos de saúde por todo o estado.

Segundo o Frei Afonso Obici, coordenador do projeto do Barco Hospital, a expectativa para 2023 é realizar 22 expedições, que levarão serviços de saúde para 17 municípios diferentes, localizados nas regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu.

“Esperamos continuar contribuindo com as estratégias de saúde da Sespa, atendendo os anseios da população ribeirinha, levando um atendimento de saúde de qualidade, especializado e permitindo que as distâncias de nosso estado sejam encurtadas através desse projeto”.

Em 2023, a expectativa é realizar 22 expedições, levando serviços de saúde para 17 municípios

Para a 65ª expedição, o Barco Hospital Papa Francisco contará com uma equipe multiprofissional de mais de 40 pessoas, entre médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Entre as especialidades ofertadas na iniciativa estão clínica geral, pediatria, ginecologia, infectologia, oftalmologia e odontologia.

Além das consultas oferecidas, a embarcação conta com estrutura para a realização de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. O Barco Hospital Papa Francisco também oferece exames laboratoriais, eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia e raio-x.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará