Campanha do Hospital Regional de Marabá arrecada mais de 100 bolsas de sangue

27/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), na região de integração de Carajás, divulgou na segunda-feira (26), os resultados da Campanha de Doação de Sangue realizada pela instituição na última semana. Os voluntários compareceram à unidade e doaram mais de 100 bolsas de sangue, que irão garantir o abastecimento dos estoques da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A iniciativa, realizada pela Agência Transfusional da unidade do Governo do Pará, contou com a participação ativa de colaboradores e usuários do hospital, membros da comunidade local, e de voluntários do grupo “Amigos de Sangue”. Os participantes se articularam para conscientizar a sociedade regional sobre a importância do ato de solidariedade que transforma e salva vidas.

“Essas bolsas de sangue têm o potencial de salvar vidas de aproximadamente 400 pessoas, uma vez que cada uma delas pode ajudar até 4 pessoas. Essa resposta da comunidade demonstra o espírito solidário, e o compromisso com a causa, beneficiando muitas pessoas que dependem de transfusões sanguíneas para sobreviver”, afirmou o secretário de Saúde `Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho.

A colaboradora Eliza Maria Almeida, uma das doadoras, compartilhou a motivação para participar da ação. “Doar sangue é uma forma concreta de ajudar quem precisa. Já fiz algumas doações ao longo dos anos e sempre sinto uma enorme satisfação em poder fazer a diferença. É um pequeno gesto que pode ter um impacto significativo na vida de alguém”, explicou.

A médica Socorro Leão, que atua na Agência Transfusional do HRSP, uma das organizadoras da campanha, enfatizou a importância desse gesto solidário. “A doação de sangue é um ato nobre e indispensável para o funcionamento dos serviços de saúde. É por meio dessas doações que atendemos aos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. Estamos gratos pela participação da comunidade, e pela contribuição de cada doador, que tem o poder de salvar vidas”, destacou.

Meta alcançada – A campanha do “Junho Vermelho”, do Hospital Regional de Marabá, realizada até o último dia 22, no Hemopa, superou as expectativas da unidade. Com o apoio dos doadores, foram arrecadadas mais de 100 bolsas de sangue, que contribuirão para suprir as demandas transfusionais da região.

Benjamin Ferreira, diretor executivo do Hospital, expressou sua gratidão à comunidade pelo engajamento na campanha. “Estamos muito satisfeitos com o resultado da campanha de doação de sangue. A solidariedade e a participação da população foram essenciais para alcançarmos esse número expressivo de bolsas de sangue arrecadadas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes, garantindo que nunca faltem recursos para salvar vidas.”

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Texto: Ascom/HRSP