Sespa realiza Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola, em Santarém

27/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Iniciativa articula as politicas e ações de educação e de saúde com a participação da comunidade escolar e das equipes de atenção básica

O I Fórum Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) que tem como tema “15 anos de PSE no Estado do Pará: trajetórias, estratégias, metodologias e perspectivas”, está sendo realizado, no auditório do Instituto Federal do Pará, em Santarém, oeste do Pará, desta terça-feira (27) a  quinta-feira (29).

O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Saúde do Adolescente e Jovem, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

Syane Costa, que faz parte da Coordenação de Saúde do Adolescente e Jovem, explica que o projeto completou 15 anos e para sensibilizar os profissionais de saúde dos municípios a coordenação decidiu realizar o Fórum nas regionais de saúde.

Syane Costa, que faz parte da Coordenação de Saúde do Adolescente e Jovem

“O PSE está debutando, são 15 anos de muito trabalho e é bom ressaltar que o programa é de responsabilidade da Saúde e da Educação. Lembro que, em 2009, tivemos a adesão de apenas 15 municípios, já em 2013 tivemos uma adesão de mais de 130 municípios. Nesta edição de 2023/2024, conseguimos ver o crescimento do PSE, hoje temos mais de 1 milhão e 400 mil adolescentes e jovens participando”, destaca Syane.

Em Santarém o evento conta com a participação de representantes de 19 municípios do Baixo Amazonas e Tapajós, entre servidores da saúde, educação e assistência social.

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação de estudantes em ações de promoção e atenção à saúde, visando ainda o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O programa se constitui, também, de estratégia para a integração e articulação entre as politicas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

A integração entre os profissionais das duas áreas é ressaltada pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. “O PSE é um trabalho conjunto. Ações pedagógicas também têm se focado em assuntos relacionados à saúde, como atividades relacionadas à alimentação saudável e aos projetos de cultura de paz nas escolas”, informou.

Para ter mais efetividade o programa se realiza por meio de ações educativas e atenção à saúde sobre os seguintes temas: Saúde Ambiental; Promoção da atividade física; Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Promoção da cultura de paz e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Prevenção de doenças negligenciadas; Verificação da situação vacinal; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; Saúde bucal; Saúde auditiva; Saúde ocular; Prevenção à Covid-19.

A programação do Fórum também conta com a apresentação Experiências Municipais Exitosas no PSE e vai conceder a Premiação de Honra ao Mérito aos Municípios com melhor desempenho no ciclo 2021-2022, conforme Monitoramento de 2021 do Ministério da Saúde. Além de palestras sobre preservação da vida, prevenção das violências e dos acidentes de trânsito, prevenção ao acidente de escalonamento por motor, alimentação saudável e prevenção da obesidade, relação do uso de telas com a obesidade infantil, saúde mental na escola, cultura de paz e direitos humanos, atualização vacinal, doenças negligenciadas e saúde ambiental, focando na prevenção contra a malária.

O primeiro dia do evento teve uma palestra sobre o histórico do PSE, debates e compartilhamento de experiências entre a equipe da Sespa e dos munícipios. A enfermeira Camila Ribeiro, veio para Santarém representando a equipe do PSE do município de Óbidos, que tem o projeto implementado em 15 escolas.

“É uma honra participar desse fórum, tirar dúvidas e compartilhar nossas experiências. Estamos trabalhando no município de forma lúdica e dinâmica, trazendo novas experiências e percebemos que os professores e os alunos gostam e participam ativamente das nossas atividades de prevenção”, avalia a enfermeira.

Texto: Melina Marcelino/Sespa