Câncer de próstata é tema de ação educativa do Hospital Regional Público do Marajó

18/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Regional Público do Marajó mobilizou os seus quadros para o Novembro Azul, voltado à saúde dos homens

No mês dedicado à saúde do homem, com a campanha “Novembro Azul”, do Ministério da Saúde (MS), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, realizou nesta sexta-feira, 17, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) ação de educação em saúde sobre a prevenção do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde este é o tipo de câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

O evento contou com a presença de 50 pessoas, entre colaboradores e estudantes do Instituto, e consistiu na apresentação de medidas de prevenção pelo enfermeiro Jader Corrêa, supervisor de Enfermagem do HRPM. Ele falou sobre mudanças de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos; formas de diagnóstico e investigação do grupo de risco; além de explicar como é realizado o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), bem como o perfil de pessoas que devem iniciar a rastreabilidade e os principais sinais de alerta do corpo quando há alguma alteração na próstata.

O profissional ressalta que o “Novembro Azul” é fundamental, pois alerta a população masculina quanto ao autocuidado, hábitos saudáveis e sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que mesmo sendo uma doença comum, por preconceito e medo, muitos homens preferem não debater o assunto.

Palestra sobre prevenção ao câncer de próstata foi acompanhada com atenção por usuários, servidores e servidoras do HRPM

Iluminação – “O Hospital Regional do Marajó adere à campanha, e como tradição, além da ação educativa, foi instalada iluminação em tom de azul na fachada do hospital, bem como ornamentação nas recepções e locais de atendimento, anunciando a adesão à campanha”, informou.

Segundo o MS, na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Além disso, há os fatores de risco, como idade (o risco aumenta com o avançar do tempo); e o histórico de câncer na família (homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos), fazem parte do grupo de risco; e sobrepeso e obesidade (estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado).

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se procurar as unidades de saúde mais próximas. Sebastião Douglas, de 33 anos, agradece à iniciativa do HRPM. “Achei muito esclarecedor, já havia ouvido falar na campanha, mas nunca por um profissional da saúde. Pude tirar várias dúvidas e me tranquilizar, esse tema não é muito falado e agora, com as informações que recebi, tenho mais clareza sobre o câncer de próstata, além do mais importante: as formas de prevenção”, disse o professor.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Oferece assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Pedro Amorim/HRPM