Câncer de próstata: ingestão de gordura e obesidade podem se tornar fatores de risco, alerta HJB

Câncer de próstata: ingestão de gordura e obesidade podem se tornar fatores de risco, alerta HJB

28/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Recepção da unidade decorada com a campanha Novembro Azul

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, está engajado na campanha de conscientização e prevenção da saúde integral do homem, denominado de “Novembro Azul”. E com ele, vem alertar para evitar, entre outras condutas, a ingestão de alimentos gordurosos e o excesso de peso, que podem se tornar um fator de risco para o desenvolvimento para o câncer de próstata.

O excesso de peso, associado com a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, sedentarismo, além de acúmulo de alguns vícios, tais como cigarro e bebidas alcoólicas, podem se tornar um fator de risco para o desenvolvimento de alguns cânceres, entre eles, o câncer de próstata, por induzirem reações inflamatórias e de produção de moléculas com potencial cancerígeno desregulados.

As gorduras são nutrientes essenciais para as diversas funções do organismo humano, podendo possuir inclusive, papel benéfico em relação a enfermidades, entretanto seu consumo em excesso podem levar a possíveis danos à saúde.

Foram distribuidos folders com informações dos cuidados da saúde do homem

De acordo com a nutricionista clínica do HJB, Isadora Cordeiro, existem basicamente três tipos de gorduras: saturadas, insaturadas e trans. Sendo que o primeiro tipo, quando consumida em excesso, aumenta o risco de dislipidemia, promovendo aumento dos níveis de colesterol total e LDL, devendo, portanto, serem consumidas com moderação. São encontradas principalmente em alimentos de origem animal: carne, manteiga, queijos e etc.

Já as gorduras saturadas são divididas em dois grupos, monoinsaturadas e poli-insaturadas. “São consideradas gorduras do bem, ajudam a controlar os níveis de colesterol, aumentando o HDL e diminuindo o LDL”, observou a profissional.

Por fim, as gorduras trans não possuem nível seguro de ingestão, por isso devem ser evitadas sempre que possível, pois elevam o LDL, podendo levar a inúmeras doenças cardíacas, como infarto e AVC.

“Uma vez instalada a doença, é importante buscar apoio de profissionais que possam orientar na busca por uma orientação individualizada, pois assim como cada pessoa tem um tratamento indicado, cada doença pode ter um alimento que ajude a reduzir sintomas e melhorar a qualidade de vida. Para tanto, o nutricionista é o profissional habilitado para indicar uma dieta adequada e complementar correta durante e após o tratamento”, complementou a nutricionista do HJB.

Para prevenção do câncer da próstata outros cuidados ainda são necessários. De acordo com ela, recomenda-se uma dieta equilibrada, rica em vegetais, legumes e verduras. “A redução do consumo de alimentos processados, embutidos e gordura de origem animal, podem proteger contra o aparecimento da doença. Por isso, prefira alimentos integrais, adicionar azeite de oliva às preparações, adicionar castanhas nos lanches ou nos alimentos, podem ajudar a prevenir diversas doenças, dentre elas o câncer”, pontuou ao destacar que é importante também aumentar a ingestão de água, além da redução de peso e a prática de atividade física, podem ajudar também na prevenção.

Paciente Ismael Cavalcante, 42 anos, da cidade de Bragança

Ismael Cavalcante, 42 anos, da cidade de Bragança, distante mais de 200 Km da capital paraense, estava aguardando para fazer os últimos exames para a cirurgia bariátrica, conta sobre os cuidados com a saúde que deve ter depois que se recuperar da cirurgia. “Eu gosto muito de jogar bolar e depois que eu me recuperar da cirurgia, pretendo voltar a jogar, como prática de exercício. Na minha família existem casom de pessoas que já tiveram o câncer de próstata, então, agora que passei dos quarenta anos, vou realizar meus exames rotineiramente”.

Serviço: O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais. O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto: Marcelo Zeno/HJB

Fotos: Divulgação