Celebrações religiosas renovam fé de usuários e colaboradores do Hospital Galileu, nesta Semana Santa

14/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Páscoa é comemorada com preces, orações e louvores e troca de chocolates na unidade

O verdadeiro significado da Semana Santa é a principal mensagem levada aos pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na Grande Belém. Ao longo desta semana, a unidade, referência em traumato-ortopédia do Governo do Estado do Pará, está com uma série de programações religiosas. O objetivo é renovar a fé, a esperança e sensibilizar sobre o real sentido da Páscoa, da ressurreição de Cristo e da renovação da vida.

As atividades iniciaram nesta quarta-feira (13) e seguem até a Sexta-Feira Santa (15). As ações contam orações, louvores, mensagens de fé, conversa entre os religiosos e usuários da unidade e até entrega de chocolates,  como forma de levar o bem-estar físico, emocional e espiritual. “As pessoas que estão em um contexto hospitalar, seja fazendo tratamento de saúde ou trabalhando, têm de lidar, diariamente, com as dores, perdas e desafios impostos pela vida. E nós, como hospital, temos de ter um olhar holístico com o paciente e colaboradores, visando um trabalho com o corpo e a mente”, observou a enfermeira Anne Segóvia, coordenadora de Humanização do Galileu.

Mensagem – Os trabalhos iniciaram com os missionários da Igreja do Evangelho Quadrangular. Eles levaram alegria, distribuíram solidariedade e arrancaram sorrisos de pacientes, acompanhantes e colaboradores. O Grupo 100% Liberdade fez a unidade hospitalar transbordar de renovo, através da dança e música. “Quando falamos de abençoar as famílias, falamos em abençoar todo o ser vivente, dentro ou fora de um hospital. Esse é o nosso chamado, dever e obrigação. Falamos sobre a morte e ressurreição de Cristo. Um dia Ele morreu, mas ressuscitou no terceiro dia. E hoje Ele vive”, detalhou técnico de comunicação, Emerson Levy, pastor do Grupo.

Ao som do saxofone, as mensagens de fé, foram entoadas através de melodias religiosas. “Levamos paz e o amor por intermédio da música. Tocar para os pacientes e acompanhantes é uma forma de espalhar a esperança neste momento em que tanto precisamos de paz, principalmente, em um período difícil que estão passando ao lutar pela vida”, disse o missionário Nilberson Vieira, responsável pelo Projeto Apascentar, que promove ação social em todo o Estado do Pará.

Emoção-  À espera de uma cirurgia no tornozelo direito,  Jorge Augusto Carvalho Furtado, 37 anos, se emocionou com a programação. “Foi ótima essa iniciativa, uma benção de Deus. Fiquei surpreso e emocionado com as canções e com as palavras.  Foi muito gratificante, pois estou aqui há quatro dias, mas têm pessoas que estão mais tempo”, comentou.

A programação também deixou José Jorge Sanches, de 51 anos, tocado. Há quase dois meses na unidade, ele agradece a equipe. “Tive uma fratura no pé e no braço. Já passei por cirurgia e agora estou me recuperando. Os profissionais do Galileu são especiais e comemoraram até meu aniversário, foi uma surpresa. Todos cuidam muito bem dos pacientes e a programação de páscoa nos traz paz”, disse o paciente que, durante a ação, ganhou bolo, em comemoração de mais um ano de vida.

Perfil-  O Hospital Galileu é uma unidade do Governo do Estado do Pará, considerada como retaguarda de vítimas de traumas. Também é referência em alongamento e reconstrução óssea, além de cirurgia de traquéia e urologia. O Galileu recebe pacientes de outras unidades da Rede Estadual para tratamento de saúde especializado de médio a longo prazo. No hospital, os paraenses têm o acompanhamento com diversos profissionais da equipe multiprofissional integrados em um atendimento diferenciado.

Para o diretor executivo da Galileu, Alexandre Reis, as datas comemorativas fazem parte de uma rotina do hospital, como forma de manter a tradição e levar as celebrações que são mantidas em casa, para o ambiente hospitalar. “Pensando nos pacientes, nos seus acompanhantes e colaboradores, realizamos ações para que estes possam também participar de alguma forma, do que está sendo vivenciado fora do hospital. As pessoas não podem perder esperança, mesmo diante de uma enfermidade. E estar dentro do hospital é uma oportunidade de refletirmos sobre valores, amor ao próximo, jamais perdendo suas crenças”, destacou o gestor.

Serviço – O Hospital Galileu é uma unidade pública, localizado na avenida Mário Covas, na Grande Belém. A instituição é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HPEG