Centro de Hemodiálise de Abaetetuba realiza mais de 10,8 mil sessões em um ano de funcionamento

27/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

A unidade atende pacientes dos 11 municípios da Região de Integração do Tocantins

Mais de 10,8 mil sessões de diálise foram realizadas no Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba, durante o primeiro ano de funcionamento. A entrega da unidade, realizada no dia 26 de junho de 2022, ampliou a rede de oferta de hemodiálise ambulatorial no Estado, que passou a atender os 11 municípios da Região de Integração do Tocantins.

Para o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Rômulo Rodovalho, essa é mais uma estratégia do Estado para a descentralização do atendimento de serviços especializados.

“O Estado tem o objetivo de levar atendimento de qualidade em saúde para todas as regiões do Pará e o Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Baixo Tocantins é fundamental para a nossa estratégia, que é evitar que os pacientes precisem se deslocar grandes distâncias. E seguimos empenhados em garantir uma saúde de qualidade cada vez maior aos pacientes que frequentam a unidade”, disse o secretário.

“Trabalhamos com os três turnos ativos, a partir de 6h às 20h, para atender os municípios da região do Baixo Tocantins e Abaetetuba. Nós atendemos, atualmente, pacientes de Cametá, Baião, Oeiras do Pará, Tailândia, Barcarena, Moju, Igarapé-Miri, entre outros. A gente tem uma capacidade mensal de diálise de 1.638 sessões, com 120 vagas ativas e 27 máquinas instaladas para atender pacientes do centro e também os que estão internados no Hospital Regional do Baixo Tocantins”, explica a enfermeira Elvira Fonseca, coordenadora do Centro de Hemodiálise.

O paciente João Luiz Moraes, morador de Igarapé-Miri, precisava se deslocar para Belém para poder realizar as sessões de hemodiálise. Hoje, paciente do Centro de Hemodiálise de Abaetetuba, ele afirma que ganhou qualidade de vida após a entrega da unidade. “O atendimento é nota mil e minha vida melhorou muito após mudar o tratamento para cá. Agora saio mais tarde de casa e chego mais cedo, o tempo é curto dentro do transporte. Minha vida melhorou 100% e me sinto muito bem”, ressalta.

Centro de Hemodiálise do Hospital Regional do Baixo Tocantins, em Abaetetuba

Atualmente, no Pará, há 17 centros de atendimento em serviço de alta complexidade em Nefrologia sob gestão estadual, com oferta de serviço de Hemodiálise Ambulatorial. Os centros ficam nos municípios de Altamira, Belém, Abaetetuba, Bragança, Breves, Capanema, Itaituba, Marabá, Marituba, Ourilândia do Norte, Redenção, Santarém, Tucuruí e Ulianópolis.

“O Governo do Estado está de parabéns por ter proporcionado essa tranquilidade para a nossa vida. Antes a gente sofria, tínhamos que sair 6h de Igarapé-Miri para ir até Belém e chegávamos só 20h. Agora não, a gente sai 09h30 de casa e chega 15h, dá até tempo de almoçar em casa. Me sinto muito feliz, facilitou muito nossa vida, é só uma hora de carro de Igarapé-Miri para cá”, reforça João Batista Pinto, paciente de hemodiálise do Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Rosa.

Texto: Giovanna Abreu/Secom