HRPC promove treinamento sobre detecção precoce de lesões na face e cavidade oral

27/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Capacitação foi voltada para profissionais dos 38 municípios da área de abrangência da unidade

O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), localizado na região de integração do Caeté, ofereceu, na última semana, um treinamento em identificação precoce de lesões em face e cavidade oral para regionais dos 38 municípios de sua área de abrangência.

A ação contou com orientações dadas pelas equipes de odontologia e cirurgia bucomaxilofacial do HRPC com o objetivo de instruir profissionais da assistência básica e familiar na identificação precoce de lesões que devem ser avaliadas por odontólogos ou cirurgiões bucomaxilofaciais.

Para a diretora técnica do Regional, Renata Coutinho, o diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente possa receber o melhor tratamento, por isso, é tão importante promover essas capacitações.

“Normalmente a identificação de lesões na cavidade oral e na face é tardia, o que faz com que elas já estejam muito grandes e o tratamento leve a muitas sequelas para esses pacientes. Por isso, é muito importante capacitar esse profissional da ponta, que está diretamente com o paciente, para identificar precocemente qualquer sintoma e encaminhá-lo para tratamento correto”, orienta.

Na ocasião, também foi explicado como está funcionando o serviço no hospital. “O acesso se dá através da Central Estadual de Regulação, não é exigido nenhum diagnóstico fechado. Qualquer paciente com lesão suspeita pode ser encaminhado – através da regulação – para o hospital”, explicou Renata Coutinho.

Perfil – O Hospital Regional Público de Castanhal é uma unidade do Governo do Estado, atuando em regime 100% SUS, sendo referência para a região, com 40 municípios em sua abrangência. É administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc). Os pacientes são encaminhados à unidade pelo Sistema de Regulação Estadual.

Texto: Débora Barbosa/Aselc