Centro de Hemodiálise do Regional do Marajó comemora o Natal junto aos usuários

21/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Eliana Rodrigues dos Santos, 47 anos, pescadora que venceu a covid-19

Os festejos natalinos começaram no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, sudoeste da região marajoara, ainda no início deste mês, com a decoração natalina do ambiente hospitalar. Nos dias, 20 e 21, os usuários e acompanhantes do Centro de Hemodiálise do HRPM, participaram da programação natalina que contou com sorteios de brindes, entregas de lembrancinhas, lanche especial e acolhimento humanizado.

Quem aprovou a iniciativa, foi a pescadora Eliana Rodrigues dos Santos, 47 anos, residente da cidade de Gurupá-PA. Ela recebe assistência com a hemodiálise há três meses no HRPM. “Me sinto feliz por estar fazendo o tratamento de diálise aqui. Hoje fui presenteada com este brinde, fiquei muito feliz. Parabéns a todos os envolvidos’’, agradeceu a usuária Eliana, que esteve internada em junho deste ano no HRPM, para o tratamento da covid-19. Ao relembrar a data, ela ficou emocionada.

Eliana Santos venceu a covid-19 e deixou agradecimentos pelo atendimento humanizado recebido pela equipe multiprofissional da unidade. “Eu agradeço a todos, desde quando vim para cá, que foi na pandemia que eu peguei a covid. Fiquei 14 dias internada e fui muito bem tratada. Não tenho queixa deste hospital’’, concluiu

“É o nosso primeiro Natal aqui no Centro de Hemodiálise. Conseguimos homenagear os nossos usuários e também os acompanhantes que fazem parte do tratamento dos pacientes. Tivemos sorteios brindes, entregas de lembrancinhas e, como sempre, um lanche especial. Foi uma forma de demonstrar nosso carinho com todos eles’’, disse a médica nefrologista e responsável técnica pelo Centro de Hemodiálise, Maria Paula Coroila, sobre a ação que proporcionou alegria e descontração.

Dados –  Inaugurado em abril deste ano de 2021, o Centro de Hemodiálise do HRPM, em sete meses, com sua equipe multiprofissional realizou 82 sessões de hemodiálise ambulatorial para pacientes externos, e 22 sessões para usuários internos.

Estrutura – O Centro de Hemodiálise tem 200 metros quadrados de área, com sete máquinas instaladas para hemodiálise ambulatorial, duas para tratamento em UTI e uma máquina de segurança. A estrutura garante atendimento até para 21 pacientes fixos, em três turnos. O serviço também conta com equipe multiprofissional, composta por médicos nefrologistas, cirurgiões vasculares, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.

SERVIÇO – O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) integra a rede de saúde do governo do Estado, e tem administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência de média e alta complexidades para cerca de 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de saúde (CRS), que é composto por Breves, Anajás, Bagre. Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro: Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Secom