Centro de Inclusão e Reabilitação orienta sobre saúde integral do homem

18/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Enfermeira Brena Rodrigues durante a palestra ministrada aos usuários do CIIR

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, adere à campanha Novembro Azul, que alerta a população, sobretudo masculina, sobre a importância da manutenção da saúde integral do homem, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de próstata. Na quinta-feira (17), o Grupo de Trabalho Humanização (GTH), em parceria com o Núcleo da Qualidade Segurança do Paciente (NQSP), realizou ação de educação em saúde com palestra sobre cuidados preventivos e esclarecimento de dúvidas, ministrada pela enfermeira Brena Rodrigues. Também houve distribuição de folders educativos e laços azuis, para usuários, acompanhantes e profissionais do Centro.

Segundo Brena Rodrigues, o “Novembro Azul” alerta não apenas para a prevenção do câncer de próstata, mas também sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente. “O cuidado integral inclui ainda praticar exercícios, consumir alimentação equilibrada, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, praticar sexo seguro e fazer o exame da próstata, periodicamente”, orientou.

A enfermeira destacou ainda a importância dessas iniciativas educativas para que os usuários se sintam mais perto dos profissionais de saúde, e tenham mais segurança na hora de tirar dúvidas e pedir orientações referentes ao bem-estar.

João de Deus e sua irmã, Ana Cristina Cardoso

Acolhimento – Entre os participantes estava João de Deus da Silva Cardoso, 69 anos, que aguardava a realização de um ecocardiograma. Ele aprovou a iniciativa e agradeceu pelo atendimento. “É muito bom ter esse tipo de informação, enquanto aguardamos os serviços ofertados”, ressaltou. A irmã de João, Ana Cristina Silva Cardoso, também frisou a qualidade do atendimento oferecido no CIIR. “É a nossa primeira vez aqui e estamos sendo muito bem acolhidos. Agora, com as informações que vocês estão nos dando referente ao câncer de próstata, também vou poder ficar mais atenta à saúde do meu irmão. Afinal, quem ama, cuida”, disse Ana, auxiliar de Serviços Gerais.

A presidente do Grupo de Trabalho de Humanização, Tatiane Lisboa, agradeceu a adesão de usuários, acompanhantes e dos colegas de trabalho. “Essa é a recompensa de nosso empenho para levar informações claras e objetivas sobre uma temática tão importante. Isso é humanização. É responsabilidade social do CIIR junto ao seu público”, declarou Tatiane Lisboa.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata neste ano. A doença é mais comum conforme o envelhecimento masculino, por isso homens a partir de 50 anos, sedentários e com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza, desde o início de novembro, a campanha “Te cuida, maninho”, que aborda temas como a importância do pré-natal do parceiro como estratégia de autocuidado; prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); preparação para o exercício da paternidade responsável; saúde mental e redução da violência doméstica.

Serviço: O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Ascom/CIIR