Centro de Inclusão reforça imunização de profissionais contra Covid-19 e Influenza H3N2

30/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Cerca de 500 funcionários das áreas Técnica e Administrativa foram vacinados

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém ((Sesma), montou um posto de vacinação em seu auditório para imunizar contra a Covid-19 e o vírus Influenza H3N2 cerca de 500 funcionários das áreas Técnica e Administrativa. A ação começou na quarta-feira (29) e encerrou nesta quinta (30), com o objetivo de vacinar 100% do quadro funcional, e assim garantir mais segurança na assistência aos usuários do CIIR.

Segundo a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Brena Santos, a imunização incluiu as vacinas contra Influenza e a quinta dose contra Covid-19 (bivalente), como reforço, a partir de quatro meses da dose anterior.

“Toda esta logística de disponibilizar este posto de vacinação garante a atualização da carteira vacinal, ou seja, um incentivo a mais dentro do local de trabalho”, frisou Brena Santos.

Um dos primeiros a receber os dois imunizantes foi o enfermeiro Bruno Cruz. “Para nós, que atuamos na área da saúdem é de suma importância, pois podemos não somente proteger e prevenir os nossos profissionais, mas também dar exemplo da importância do ato aos reabilitandos e acompanhantes”, disse o profissional.

Para ele, a logística montada no CIIR para vacinar os funcionários facilita a dinâmica de imunização, “porque a gente sabe que, no horário de trabalho, se deslocar até o posto de saúde pode prejudicar o atendimento ao reabilitando. Outro ponto é que temos colaboradores com deficiência, que em certos lugares encontram dificuldades pela questão de acessibilidade”.

É importante guardar o comprovante de vacina

Cuidado – Para a acompanhante Maria Barbosa, 33 anos, que levou o filho Miguel Barbosa a mais um dia de terapia, presenciou o esquema de vacinação no CIIR e destacou a importância do cuidado com os profissionais.

“Estar em dia com a vacinação é fundamental para qualquer ser humano, ainda mais para o profissional que atua na área da saúde. Eles trabalham onde pode existir diversas bactérias, mesmo com toda a realização de higiene do local. É proteção ao profissional, a nós, acompanhantes, aos usuários e para os familiares, pois podem levar para casa o que adquirem aqui”, acrescentou.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR