Equipe de enfermagem do CIIR tem projetos aprovados e apresentados em simpósio internacional

31/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais da área fizeram exposição de quatro trabalhos durante encontro de educação em saúde

A equipe de Enfermagem do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) marcou presença no XI Simpósio Internacional de Enfermagem (SIEN), evento realizado em São Paulo até esta sexta sexta-feira (31) com o objetivo de dialogar sobre os temas mais atuais da área e seus principais desafios, além de celebrar as conquistas dos profissionais.

Organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a equipe de Enfermagem do CIIR participou pela primeira vez e apresentou, em formato híbrido, quatro trabalhos durante o encontro de educação em saúde, entre eles, uma temática inovadora que aborda a “Sistematização da Assistência de Enfermagem em um Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista (Natea): relato de experiência da Enfermagem na gestão do cuidado”.

Segundo a enfermeira assistencial do Natea, Ana Cristina Costa Góes, é um processo organizado e sistemático em que o enfermeiro organiza planos terapêuticos estabelecidos por intermédio de coletas de dados, histórico e saúde física do reabilitando desde a primeira consulta. “Então, a Enfermagem realiza a busca entendendo o tempo de diagnóstico, a expectativa da família e o que pode vir a atrapalhar a terapia do usuário, no futuro”, explicou.

Todo este panorama projetado para que o reabilitando obtenha êxito no plano terapêutico, dessa maneira, de acordo com a profissional, “antes, o enfermeiro não tinha um papel de atuação definido dentro da reabilitação intelectual do usuário, por isso, é inovador o trabalho pensado e produzido”, reforçou Góes.

O foco das temáticas dos trabalhos foi dividido entre a assistência, gestão e qualidade em Enfermagem. Cristina Góes classifica esta atuação de grande relevância pela participação do CIIR. “Estamos entre as grandes temáticas com abrangência internacional nas perspectivas em Enfermagem e na atuação do profissional”.

Neste mesmo contexto, a enfermeira Gal Lobão cita outro tema não menos interessante que traz a atuação do enfermeiro na gestão de acesso em um Centro Integrado de Reabilitação: relato de experiência que tem larga experiência nesta área ao atuar no setor de Gestão de Acesso.

O CIIR esteve sendo representado no evento por Rejane Xavier, diretora executiva; Leisson Pinheiro e Alene Quadros, gerente e analista do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP); Fabrícia Maciel, diretora técnica; Maria do Carmo da Silva, diretora assistencial; e as enfermeiras Gal Lobão e Ana Cristina Costa Góes, do setor de Gestão de Acesso e da Assistência do Natea, respectivamente.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR