Sespa registra avanços na política de proteção do direito das pessoas com autismo no Pará

Sespa registra avanços na política de proteção do direito das pessoas com autismo no Pará

14/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Mãe acompanha filho em consulta no Centro Especializado de TEA

Com a missão de garantir a implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Estado do Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa), atuou, durante todo o ano de 2021, em seis eixos principais de trabalho: saúde; educação; assistência social; cultura, esporte e lazer; trabalho e legislação, que apresentaram avanços e conquistas que beneficiam pessoas diagnosticadas e seus familiares.

Nayara Barbalho, titular da Cepa, ressalta que mais de 500 servidores públicos participaram neste ano de qualificações que envolvem o Transtorno do Espectro Autista. “Em 2021, conseguimos ampliar o projeto de descentralização dos Centros de Atendimento para os diversos municípios paraenses, também fechamos diversas parcerias para o atendimento de todas as faixas etárias das pessoas com autismo, como, por exemplo, parcerias que facilitam o acesso ao mercado de trabalho”, explica.

Em 2022, de acordo com a coordenadora, o intuito da Cepa é fortalecer e ampliar a base de dados sobre o autismo no Estado, além de aumentar o número de vagas para atendimento. “Com isso, garantimos suporte para planejar políticas públicas, com modelos baseados em evidências científicas, de forma macro, perene e efetiva no Pará”, ressalta Nayara Barbalho.

SAÚDE  – Entre as ações de saúde da Cepa está a criação do Centro Especializado de Transtorno do Espectro Autista – CETEA, que marcou a abertura de um serviço de saúde baseado no rol das melhores evidências científicas para o TEA.

O Núcleo Especializado em Transtorno do Espectro Autista (NATEA), no CIIR, completará 1 ano na próxima sexta-feira (17). Está em processo de implantação de NATEAs em Policlínicas, de gestão estadual, para os municípios, a Cepa tem elaborado ficha de requisitos para apresentar às gestões municipais que se interessarem em instalar o núcleo.

O projeto ‘Espaços inclusivos’, desenvolvido pela Cepa, tem como proposta melhorar o ambiente físico, de mobiliários e de equipamentos de instituições e assim, favorecer a qualidade dos serviços prestados para as pessoas com autismo e seus familiares.

O “Caixa TEA” é outro projeto da Cepa, que objetiva a oferta de recursos terapêuticos, que auxiliem no processo de avaliação e intervenção da pessoa com autismo, a serem distribuídos para serviços da Rede de Atenção à Saúde que prestam atendimento a esses usuários. O projeto envolve o brincar funcional, a intervenção precoce, o processo reabilitatório e a efetiva intervenção terapêutica para pessoas com TEA. O Protocolo Estadual TEA e o Rede Conectea Pará também integram este eixo.

Placa de atendimento preferencial já foi instalada em diversos órgãos públicos e privados

EDUCAÇÃO – O Workshop sobre transtorno de espectro autista: direito e rede de atendimento da pessoa com TEA; o Pará Contea: I Congresso paraense sobre transtorno do espectro autista; o projeto Educatea; o programa Capacitar para incluir: um olhar para o autismo; o projeto ‘Proteger para incluir’; e a parceria para a pós-graduação latu sensu em musicoterapia são ações da Cepa no eixo da educação.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Neste eixo, se destacam: o Cadastro único de pessoas com transtorno do espectro autista (CADTEA); a Carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA); Parceria para a emissão de registro geral; e atualização das placas de prioridades dos órgãos estaduais.

CULTURA, ESPORTE E LAZER – O programa Tealentos teve a sua primeira edição em abril deste ano, com apresentações de música, dança, artes visuais, teatro e poesia e contou com a participação presencial/virtual de 31 Tealentos do Pará. Outro programa em destaque neste eixo é o de ‘Conscientização no mundo do Esporte’.

TRABALHO- O Programa Nortea Pará é o principal destaque neste eixo. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), o programa da Cepa garante apoio à inserção de jovens e adultos com autismo no mundo de trabalho.

LEGISLAÇÃO – A Validade de Laudo TEA (Lei 9.214/21) foi o projeto encaminhado para a Casa Civil que retira a validade de laudo médico pericial que atesta o transtorno do espectro autista. Desde modo, o laudo que atesta TEA possui validade por prazo indeterminado em todo o Pará

Clique aqui e conheça outras ações realizadas pela Cepa.

Texto: Giovanna Abreu/Secom
Fotos: Jader Paes/Ag. Pará