Chegam ao Pará mais 500 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (28)

Chegam ao Pará mais 500 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (28)

28 de outubro de 2021 Off Por Roberta Vilanova

O vacinômetro da Sespa indica que o Pará já recebeu 11.591.135 doses de imunizantes do Ministério da Saúde

Durante a manhã desta quinta-feira (28) chegou em Belém a 104a remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. São mais 500 mil doses da vacina AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu as vacinas no Aeroporto de Belém. O envio das doses deve ser feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Para essas doses da Astrazeneca, a Sespa recomenda que os municípios adotem estratégias que atendam a segunda aplicação em adultos com mais de 18 anos que já tomaram a primeira dose desse imunizante.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, convoca a população para completar a imunização contra a covid-19. “Se você tem marcado em seu cartão de vacina a segunda dose da AstraZeneca, esteja atento à chamada do seu município para se dirigir até o posto mais próximo. Importante é não deixar de se vacinar e ficar com a imunização em dia”.

“Para se proteger contra a covid-19 é necessário estar com o ciclo vacinal completo. Por isso, é de extrema importância que toda a população tome as duas doses do imunizante”, complementa a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes.

Em dados atualizados, até esta quarta-feira (27), o vacinômetro da Sespa indicava que o Pará já recebeu 11.591.135 doses de imunizantes do Ministério da Saúde e outras 750 mil doses do Instituto Butantan, de São Paulo, por meio de aquisição direta do governo do Estado.

No link http://www.saude.pa.gov.br/vacinometro/ a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.

Texto: Mozart Lira (Sespa)

Fotos: Rodrigo Pinheiro e Marcos Santos/Ag. Pará