CIIR celebra Dia Mundial da Atividade Física com judô adaptado

CIIR celebra Dia Mundial da Atividade Física com judô adaptado

05/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

Além do judô, o Centro oferece outras modalidades esportivas como volei, canoagem e basquete

Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física – 06 de Abril, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) realizou nesta sexta-feira (5), em Belém, um treino de judô adaptado, que destacou a importância da oferta do esporte dentro do plano terapêutico de reabilitação para pessoas com deficiência (PcDs) assistidas pela instituição.

Além do judô, são propostas pela equipe multiprofissional no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), na Mecanoterapia, as práticas de canoagem, vôlei, polo, bocha, halterofilismo e basquete, que como reabilitação global abrange as deficiências visual, física, auditiva e intelectual.

“A atividade física é muito importante para a manutenção do nosso corpo. Toda semana, os nossos reabilitandos são inseridos na prática do esporte como ferramenta de reabilitação”, informou Danilo Rodrigues, profissional de Educação Física no CIIR.

Judô contribui para o equilíbrio corporal e tônus muscular entre outros benefícios benefícis

Benefícios – O terapeuta, que conduz o judô adaptado, destacou que são vários os benefícios das atividades físicas. “Para um usuário com diagnóstico de paralisia cerebral, por exemplo, estimula o tônus muscular, o equilíbrio corporal, o controle de tronco, a coordenação motora e noção espacial, tudo para que ele possa ter também inclusão social na sua rotina fora do CIIR”, disse ele, ao ressaltar que, de acordo com o perfil do reabilitando, a equipe de profissionais de Educação Física monta o plano terapêutico que inclui esporte adaptado como suporte no acompanhamento clínico.

Participante do evento esportivo nesta sexta-feira, Alydison Lustosa, 21 anos, com diagnóstico de cegueira, disse que pratica o judô há seis meses, e ressaltou que a modalidade traz benefícios para o seu dia a dia. “O judô me ajuda no equilíbrio corporal, tendo mais facilidade de locomoção. Antes de ser inserido na modalidade, ficava perdendo o equilíbrio e batia nos objetos”, contou.

Canoagem – Dentre as Terapias Esportivas ofertadas pelo CIIR, destaca-se o Projeto “Meninos do Rio”, que promove a canoagem adaptada para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional dos praticantes. A terapia visa preparar fisicamente os usuários com trabalho cardiorrespiratório, fortalecimento muscular dos membros superiores e inferiores e controle de tronco. Fortalece, ainda, a socialização do grupo durante a terapia.

A atividade é realizada duas vezes ao mês na Baía do Guajará, em Belém, e duas vezes por semana na área aquática do Centro Especializado em Reabilitação, local que garante treinamento dentro de piscina aquecida para torná-los aptos à prática da modalidade na Baía.

De acordo com o profissional de Educação Física do CIIR, João Rodrigues, que conduz a atividade, a instituição é a primeira no Pará, até o momento, a ofertar esta atividade adaptada a pessoas com deficiência assistidas pelo serviço público de saúde. “A canoagem proporciona aos usuários de baixa visão e cegos, por exemplo, trabalhar várias áreas corporais, como a noção espacial, ou seja, criar mecanismos de mobilidade. Além do mais, somente o fato de realizar a terapia em um ambiente com natureza potencializa a evolução no resultado clínico”, garantiu o profissional.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade a pessoas com deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.