Assistência Farmacêutica promove qualificação em logística de medicamentos termolábeis

Assistência Farmacêutica promove qualificação em logística de medicamentos termolábeis

06/04/2024 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

O Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ministrou treinamento em boas práticas de distribuição, armazenamento e transporte de medicamentos termolábeis. A atividade aconteceu no auditório da Secretaria, em sua sede em Belém, nos dias 04 e 05 de outubro, incluindo atividade prática no Centro de Distribuição de Medicamentos, em Ananindeua.

O curso foi voltado para farmacêuticos que atuam nos Centros Regionais de Saúde, nas Unidades Dispensadores de Medicamentos Especializados e profissionais dos Departamentos de Assistências Farmacêuticas.

“O Deaf da Sespa mantém uma agenda de capacitações para profissionais e nesse, sobre termolábeis, discorrem sobre esses medicamentos que são sensíveis à temperatura”, explica Tatiana Gurjão, coordenadora do Deaf.

Medicamentos termolábeis devem ser armazenados sob temperatura controlada, conforme orientações do fabricante. Na própria caixinha e/ou bula do medicamento tem a orientação da temperatura de armazenagem. Em geral, esses medicamentos devem ser armazenados em temperaturas de 2º a 8ºC.

Boas práticas no transporte e armazenagem de medicamentos termolábeis são imprescindíveis à manutenção da qualidade, duração e, portanto, eficácia destes produtos farmacêuticos sensíveis. Para isso, é preciso seguir alguns caminhos e tomar as medidas que a Resolução da Diretora Colegiada (RDC) 430/2020, da Anvisa, que dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.