CIIR inclui prática de judô adaptado na reabilitação de Pessoas com Deficiência

CIIR inclui prática de judô adaptado na reabilitação de Pessoas com Deficiência

10/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Esporte adaptado potencializa o trabalho de força, equilíbrio e o tempo de reação

O Cento Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, vem transformando vidas e reescrevendo histórias de superação com estrutura e tecnologias em seu ambiente, proporcionando diversas terapias no planejamento terapêutico dos reabilitandos, com destaque para o judô adaptado, realizado na Mecanoterapia, no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

O CIIR é referência no Norte do Brasil por conduzir acompanhamentos no mais alto padrão na oferta de serviço em saúde atingindo as quatro especialidades: visual, física, auditiva e intelectual.

“Proporcionamos o esporte inclusivo como reabilitação global atingindo as quadro deficiências, então, conseguimos fazer com que o usuário, incluindo os reabilitandos vindos do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), desenvolva com agilidade a recuperação de seu quadro clínico em um formato mais preciso. Na prática, o judô simplifica isso”, pontua Reinaldo Costa, educador físico do CER IV.

De acordo com o profissional, a prática do judô adaptado potencializa o trabalho de força, equilíbrio e o tempo de reação, além de ser um complemento na socialização entre os participantes. “Cada reabilitando tem um plano de acompanhamento e um local específico de realização das terapias, então, eles se encontram aqui no tatame. É uma socialização do grupo, porque eles conversam, brincam e interagem”.

Aleson Barbosa, de 33 anos, participa do judô inclusivo para ajudá-lo em sua locomoção

Nascido com paralisia cerebral, Aleson Barbosa, de 33 anos, participa do judô inclusivo para ajudá-lo em sua locomoção. “Quando cheguei ao CIIR, eu não andava. Com as terapias e agora o judô, consigo andar com o auxílio de muletas. Hoje, tenho flexibilidade para ir até o chão e pegar objetos, por exemplo. Ainda, o esporte relaxa a mente e rejuvenesce o corpo, além de ser uma integração”.

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR