CIIR realiza exposição de obras de arte produzidas por usuários assistidos

26/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Cerca de 30 peças estarão expostas na frente do auditório do CIIR

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, iniciou nesta segunda-feira (26) e segue até quinta-feira (29), no saguão de entrada de seu Auditório, com a exposição de “Arte Visual”, uma mostra com cerca de 30 produções realizadas pelos reabilitandos assistidos pela instituição, paralelamente às terapias de acompanhamento clínico.

Por meio do desenho e da pintura, semanalmente, os usuários se expressam produzindo as obras em telas ou em papel. A cada três meses, o resultado de desempenho é exposto ao público neste evento organizado pelo setor de Arte e Cultura.

A atividade iniciou em 2019, com o professor de arte visual, Eduardo de Oliveira, que pontua a importância das obras no acompanhamento do reabilitando. “A arte estimula o lado físico e cognitivo para proporcionar mais confiança para expor os seus sentimos, simultaneamente, ajudando a expressar por meio de desenhos e pinturas”.

Para o profissional, a pintura potencializa a visão de mundo do usuário. “Aqui na exposição, temos dois tipos: as temáticas livre e fechada. A primeira é escolhido qualquer tema. A segunda tem uma obra definida, como por exemplo, uma pintura que retrata as férias, período em que iremos vivenciar”.

No início do acompanhamento no Centro de Reabilitação, alguns usuários não conseguem realizar a comunicação por intermédio da fala. É neste momento em que a Arte estimula o desenvolvimento do reabilitando.

“Instigamos os usuários a sempre se expressarem, por mais que às vezes, não consigamos interpretar todos, mas de alguma maneira, vamos reconhecendo o que eles querem dizer por meio da pintura e do desenho”, observou.

Um dos suportes nessa interação é a pintura abstrata. Segundo o professor, “o aluno vai imprimindo os seus sentimentos fugindo da forma que a gente cria do cotidiano, ou seja, nós temos formas de visão de mundo e acaba produzindo algo totalmente sentimental, porque está livre para produzir qualquer temática. Em alguns diagnósticos de reabilitandos, é interessante ser trabalhado essa questão da livre expressão para justamente ficarem mais à vontade. É um modo de exorcizar os sentimentos bons e ruins, nas memórias afetivas”.

Acompanhado de sua mãe, um dos artistas na exposição, Cauã Mendonça, de 13 anos, diagnosticado com autismo, produziu a obra intitulada “Planeta” porque utilizou as cores frias que mais o agrada que são o verde e o azul.   Claudiany Mendonça, de 42 anos, pontua a “Exposição de Arte Visual” como um estopim para o desenvolvimento intelectual de Cauã, além de estimular na interação social.

“Quando iniciou a prática, ele era muito tímido, não tinha concentração e, em paralelo às terapias, a arte visual foi estimulando as mudanças de comportamento. Inclusive, o Cauã relutou para entrar na atividade. Mas, hoje, com insistência minha incentivando-o para praticar a arte, deu resultado; ele interage mais com as pessoas, nos estudos, assimila mais os conteúdos e, sobretudo, expressa seus sentimentos por meio da arte, um meio no qual os autistas facilitam a comunicação”, salienta a mãe.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR