Regional do Marajó promove Arraiá Junino para pacientes e acompanhantes

26/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Setores de Hemodiálise e Pediatria receberam atenção especial com cardápio típico da época

Usuários e acompanhantes do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado no município de Breves, na região de integração do Marajó, participaram de uma vasta programação junina no último fim de semana. A ação iniciou no Centro de Hemodiálise, que contou com a entrega de pipocas, bolo milho e suco, servido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

Leonor Pereira dos Santos, 77 anos, residente do município de Gurupá, realizava tratamento na capital paraense, por cerca de um ano. Com o serviço oferecido em Breves, a dona de casa realiza diálise no Regional do Marajó, desde junho de 2021. Ela parabenizou a equipe pela iniciativa. ‘’Eu achei muito bom. Agradeço a toda a equipe pela atenção que estão tendo conosco. Aqui estou sendo bem atendida, graças a Deus. Parabéns pela iniciativa”, contou.

Pacientes receberam alimentos adequados às suas necessidades nutricionais

‘’Preparamos um cardápio todo especial para os usuários e acompanhantes para festejar nosso Arraiá. No Centro Hemodiálise servimos bolo funcional de milho para os usuários dialíticos, e para os acompanhantes foram entregues mingau de milho e pipoca, além de sucos de frutas. Pela tarde, no Arraiá da Pediatria, servimos mingau de milho, bolo de leite, suco de frutas e pipocas’’, disse a nutricionista do HRPM, Renata Feio. Ela destaca ainda que os usuários em internação também receberam lanches, porém atendendo cada um de acordo com as suas patologias.

A festança continuou no hall das Clínicas, com o ‘’Arraiá da Ped’’: o momento contou com descontração, música, danças, brincadeiras e lanches, o que garantiu a alegria dos pequenos usuários e de seus acompanhantes, que mesmo dentro da unidade hospitalar não ficaram de fora dos festejos juninos.

Programção junina alivia o estresse de pacientes e acompanhantes

Mãe do pequeno usuário, Joaquim Sena Rodrigues, de seis meses, Geysiele da Cruz Sena, 27 anos, residente no Rio Macacos, Distrito de Breves, elogiou a iniciativa. ‘’Eu achei muito bom, às vezes, a gente fica entediada aqui dentro. Fiquei muito feliz e meu filho também, que se divertiu, brincou. Foi muito bom’’, disse a mãe de Joaquim, que segue acompanhando o filho para tratamento de pneumonia.

No período de janeiro a maio deste ano, a equipe multiprofissional do HRPM registrou 2.134 sessões de diálises e 191 admissões na Clínica Pediátrica

Perfil – O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidades para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM fica localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783 / 2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM