Cirurgião tem tese de doutorado aprovada pela USP com pesquisa realizada dentro do HRBA

15/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Marcos Fortes, cirurgião oncológico, diretor clínico e responsável pelo setor de Oncologia da unidade

Referência em ensino e pesquisa no interior do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Estado, foi mais uma vez campo para um estudo acadêmico de renome nacional. Desta vez, uma pesquisa realizada pelo médico Marcos Fortes, que é cirurgião oncológico e geral e diretor clínico da unidade, além de responsável pelo setor de oncologia. A pesquisa virou tese de doutorado que foi aprovada por uma banca da Universidade de São Paulo (USP).

A tese “Estudo da relação entre resposta inflamatória em pacientes caquéticos portadores de tumores malignos e a composição do líquido cefalorraquidiano”, foi produzida a partir de uma experiência com 105 pacientes da unidade, com idade entre 23 e 82 anos, que fazem parte do grupo de controle ou estão em tratamento do câncer no HRBA. Os usuários foram convidados a participar da pesquisa e assinaram um termo de consentimento. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da USP.

Durante o estudo, foram analisados os perfis clínicos e epidemiológicos dos pacientes em relação à caquexia, que é a perda de tecido adiposo e músculo ósseo, a partir de amostras de líquido cefalorraquidiano, fluido biológico produzido no cérebro que tem íntima relação com o sistema nervoso central (SNC).

“Toda a pesquisa e coleta, foi realizada aqui em Santarém. Apenas a análise de bancada foi feita em São Paulo. Uma interação perfeita. Nós conseguimos fazer uma pesquisa de altíssimo nível no oeste do Pará, no Norte do país, no meio da Amazônia. Isso foi possível através de uma junção de esforços e o convênio com a USP. Passamos por cima da distância e da logística. Isso é muito representativo e mostra o quanto evoluímos”, explicou Marcos Fortes.

Com a aprovação da tese, o médico cirurgião agora é Doutor em Ciências pelo Programa de Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória. “É uma honra muito grande ter defendido essa tese pela USP, que com certeza é a instituição referência na questão de doutorado. Isso é importante não só para o meu crescimento profissional, mas também para o crescimento da nossa região”, conta.

José  Pinhata Otoch e Marcos Fortes

Orientador – E além de Marcos Fortes, outro representante do Hospital Regional do Baixo Amazonas, também teve participação nesta tese de doutorado. O cirurgião torácico José  Pinhata Otoch, que também realiza atendimentos na área em Santarém, foi o orientador de toda a pesquisa.

Ele é livre docente da USP e também diretor do Hospital Universitário da instituição em São Paulo. “Ele foi o responsável por tudo isso, por nossa relação com a universidade. E é um grande ganho termos um profissional com toda a titulação que ele tem e que serve de incentivo não só para mim, que agora sou Doutor, mas também para os outros profissionais, já que temos Residência e Internato aqui no HRBA. Ele é um grande exemplo para todos nós”, afirmou o diretor clínico.

Ensino e Pesquisa – O Hospital Regional do Baixo Amazonas é um centro formador de profissionais, reconhecido e certificado pelos ministérios da Saúde e da Educação desde 2014. Hoje, o HRBA oferta Residência Médica em 11 especialidades – Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Urologia, Anestesiologia, Ortopedia e Traumatologia, Medicina da Família, Oncologia Clínica e Neurocirurgia -, além das duas residências Multiprofissionais para as áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia. Os programas são supervisionados pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Hospital em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Serviço – A unidade leva atendimentos de média e alta complexidade a uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do Oeste do Pará, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

O hospital pertence ao Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizado na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA