HGT facilita o entendimento do fluxo de atendimento da  Urgência e Emergência aos usuários

HGT facilita o entendimento do fluxo de atendimento da Urgência e Emergência aos usuários

15/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Neste mês, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou a plotagem do adesivo que descreve o fluxo de atendimento do setor de Classificação de Risco aos usuários do serviço. Com uma média diária de atendimento de 200 pacientes no Pronto Atendimento (P.A), média de 117 partos/mês, a gestão do hospital identificou a necessidade de elucidar a população sobre as mudanças no setor.

A classificação de risco é o primeiro acolhimento dos usuários, onde são aferidos os sinais vitais. Nela, o usuário é classificado de acordo com seu estado de saúde, onde pacientes mais graves são atendidos prioritariamente, evitando um possível agravamento do seu quadro clínico.

Antônio Edivaldo Rodrigues, de 52 anos, comenta que sempre foi bem atendido pelo HGT e que o novo adesivo ajuda os usuários a entenderem o fluxo de atendimento. “A nova plotagem nos mantém informados e evita que os pacientes fiquem perdidos. Além disso, identificam mais facilmente o tempo de espera de cada pessoa de acordo com o seu perfil de saúde”, finalizou o operador de máquinas.

Dados – Em 2022, o HGT promoveu mais de 65 mil atendimentos no setor de Pronto Atendimento (PA) e, referência em atendimentos obstétricos, realizou mais de 1400 partos.

Inovação – Neste ano, o HGT implantou um novo modelo de atendimento no P.A aos usuários, visando melhorar e promover um serviço em saúde cada vez mais humanizado. Com a grande demanda no setor de Urgência/Emergência, o novo modelo mostrou-se satisfatório entre os usuários. A nova forma de acolhimento consiste em realizar o processo de triagem, assim que os usuários dão entrada na unidade hospitalar para que, de acordo com sua classificação de risco, sejam atendidos pela Recepção Central e, posteriormente pelo médico.

Na prática, o HGT utiliza o Protocolo do Ministério da Saúde, que é o modelo mais conhecido no Brasil, que utiliza cores: cor vermelha (emergência); cor laranja (muito urgente); cor rosa (urgências obstétricas); cor amarela (urgente); cor verde (pouco urgente) e cor azul, não urgente.

A gerente Assistencial, Ane Francy, diz que a estratégia de acolhimento com classificação de risco permite atender os usuários no tempo correspondente à sua prioridade clínica. “Buscamos proporcionar um atendimento de qualidade e segurança para os nossos pacientes, quando se trata de atendimento de Urgência e Emergência para um público de aproximadamente 200 pacientes/dia, temos muitos desafios. Com as mudanças, segregamos a linha do cuidado, a área de atendimento aos usuários graves (laranja, amarelo e vermelho) distingue da área de atendimento aos usuários não graves (verde e azul)”, finalizou a gestora.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/HGT