Com 4 mil partos em três anos, maternidade de Barcarena é referência na região do Tocantins

20/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Assistência no pré-parto é um dos serviços prioritários do HMIB para preservação da vida da mãe e do bebê

Inaugurado em 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), na Região de Integração Tocantins, completa três anos de funcionamento com o registro de 232 mil atendimentos, entre consultas, partos e exames. Nesse período, a maternidade já realizou mais de 4 mil nascimentos, sendo referência para municípios do Baixo Tocantins. O HMIB, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, também se tornou o primeiro hospital da região a receber o título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os “Dez Passos” para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e os critérios de habilitação estabelecidos pela Portaria nº 1.153/2014.

A unidade possui mais de dez especialidades no cuidado materno-infantil, com destaque para obstetrícia, ginecologia e pediatria, com o índice de 97% de aprovação e satisfação entre pacientes e acompanhantes. O Hospital também zerou a taxa de mortalidade materna, e há mais de 12 meses não registra óbitos de mulheres.

A maternidade é gerenciada desde a inauguração, em 2018, pela Pró-Saúde, entidade filantrópica de gestão em serviços de saúde e administração hospitalar. Ao longo desses três anos, a unidade de saúde vem consolidando padrões de excelência no atendimento às gestantes e recém-nascidos.

“O surgimento do HMIB é resultado da implementação de estratégias de fortalecimento na linha de cuidado materno-infantil, com atendimento voltado ao pré-natal, parto e puerpério, e assistência ao recém-nascido, além de investimentos em gestão e capacitação profissional para entregar a melhor experiência do nascimento”, destaca Patrícia Hermes, diretora Hospitalar.

Profissionais do Hospital acompanharam a alta da menina Isabeli, no colo da mãe, Kellen Nascimento

Esforço pela vida – Esse cuidado fez parte do atendimento da menina Isabeli, que viveu momentos desafiadores na luta pela vida. Ela ficou 107 dias internada, após nascer com 29 semanas e apenas 930 gramas. “Deixamos o Hospital no mês de aniversário, e participamos da última celebração. Lembro de todo o esforço para mantê-la com vida na incubadora. Um ano depois, a Isabeli está linda, cantarola, toma banho de rio, é um bebê saudável e alegre. Eu tenho um carinho especial pelo Hospital, pelo acolhimento e pelo olhar humanizado comigo e com minha filha”, lembra a mãe da menina, Kellen Nascimento.

A unidade, localizada a 114 quilômetros de Belém, presta atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). O HMIB oferece consultas, internações, cirurgias e exames, além de contribuir no cuidado materno-Infantil com boas práticas desde o pré-natal até o puerpério, como banheira, bola e cavalinho, massagens para alívio de dor, camas confortáveis e acompanhante 24 horas por dia.

“O Hospital disponibiliza ainda métodos de boas práticas no cuidado a bebês e recém-nascidos prematuros, como método canguru, banho de ofurô, descanso na redinha, polvinhos de crochê, entre outras técnicas que colaboram para a redução do tempo de hospitalização, melhoram o ganho de peso e fortalecem o vínculo entre mãe e bebê”, ressalta Mary Mello, diretora Técnica da unidade.

Comemoração – Nesta terça-feira (21), a unidade prepara uma programação especial, com celebração de missa e participação dos funcionários nas comemorações pelos três anos da maternidade. “É um momento de graça e agradecimento, pois mesmo em meio a uma pandemia trouxemos milhares de bebês ao mundo e salvamos muitas mães. É também um reconhecimento aos profissionais que atuam com comprometimento e competência, mantendo a integridade do atendimento a quem mais precisa”, reforça Joice Vaz, diretora Assistencial do HMIB.

A apresentação sobre a linha do tempo do HMIB mostrará as principais ações, títulos e momentos já realizados na unidade. Nos corredores do HMIB, fotos das equipes com pacientes e funcionários fazem parte da ornamentação, e refletem o trato humanizado no dia a dia da unidade.

“Estou desde o início de tudo, e cada recordação nos traz à memória todo o empenho e cuidado depositados na unidade e nos profissionais, para que todos nós, juntos, pudéssemos entregar a melhor experiência do início da vida para mães e bebês”, afirma Karina Cunha, diretora Administrativa e Financeira da unidade.

Um café da manhã especial, com bolo de aniversário, balões e faixas, fará parte da celebração. Cartões com felicitações serão entregues aos pacientes e funcionários em alusão à data. Devido à pandemia, a celebração ocorrerá apenas internamente, respeitando as medidas de segurança.

Texto: Adrielle Lopes de Sousa/HMIB