Com ação de conscientização, Regional da Transamazônica aborda a importância dos cuidados com a voz

20/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo foi alertar os profissionais e a população sobre a importância dos cuidados com a voz,

Apesar de muitos acreditarem que a preocupação com a saúde vocal está restrita apenas aos que a utilizam para fins profissionais, como cantores ou palestrantes, os cuidados com as pregas vocais deve ser uma preocupação de todos. Afinal, a voz é um dos principais instrumentos de comunicação e interação na sociedade.

Com o objetivo de alertar os profissionais e a população sobre a importância dos cuidados com a voz, a equipe de fonoaudiologia do Hospital Regional Público da Transamazônica, promoveu uma palestra sobre cuidados e bom uso da voz.

De acordo com Eldjane Melo, fonoaudióloga do Regional, os cuidados com a saúde vocal se iniciam no bem-estar geral do organismo. Segundo ela, “se o organismo de uma pessoa não está bem, a voz revela isso pela maneira como é produzida. Essas alterações podem sinalizar a presença de doenças como cistos, nódulos, laringite, úlcera e até mesmo o câncer”.

Durante a palestra, a profissional chamou a atenção para os sinais de alerta apresentados pela voz, como ardência, rouquidão, pigarro e cansaço ao falar. “No momento em que a pessoa apresenta alguns desses sintomas, orientamos a buscar o atendimento de um profissional, que avaliará e auxiliará no melhor tratamento clínico”, afirma Eldjane.

Alimentação saudável – A alimentação saudável é um dos principais aliados no cuidado da saúde vocal, já que diversos alimentos contribuem para a hidratação, em decorrência da grande quantidade de água. “Alimentos como melancia, melão, peras, uvas e maçãs contribuem para a lubrificação das pregas vocais”, explica a fonoaudióloga.

Para auxiliar na prevenção, o Hospital Regional Público da Transamazônica traz algumas dicas para manter hábitos saudáveis com a voz, confira:

– Beber cerca de três litros de água durante o dia;

– Evitar cigarro e bebidas alcoólicas;

– Evitar café em excesso;

– Evitar gritar;

– Evitar frituras e comidas gordurosas;

– Moderar na pimenta;

– Coma maçã! Ela possui função adstringente, ou seja, limpa a garganta, trazendo alívio e bem-estar às cordas vocais.

Texto: Karine Sued de Oliveira/HRPT