Sespa promove oficina de capacitação em pré-natal do homem

Sespa promove oficina de capacitação em pré-natal do homem

20/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Nesta quarta-feira, dia 20, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu a Oficina de Capacitação Para Expansão da Estratégia de Pré-Natal do Pai/Parceiro, atendimento inserido no eixo Paternidade e Cuidado da Política Nacional de Atenção integral à Saúde do Homem (PNAISH). Acompanhado por gestores de saúde e profissionais da atenção primária de saúde de todas as regiões do estado, o evento teve como objetivo fortalecer a estratégia em toda a rede pública saúde do Pará.

A estratégia Pré-Natal do Pai/Parceiro é uma ferramenta adotada no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil que, além de promover a conscientização do papel do homem em todos os estágios da gestação, parto e puerpério, visa a aproveitar essa aproximação do homem aos cuidados de saúde.

O Ministério da Saúde define a Estratégia de Pré-Natal do Pai/Parceiro como uma porta de entrada aos serviços ofertados pela atenção básica de saúde da rede pública, afinal os homens estatisticamente procuram menos o acompanhamento de saúde. Ao acompanhar a mulher gestante nas consultas e exames nas unidades, ampliam-se as oportunidades de profissionais de saúde apresentarem para esses parceiros alguns dos cuidados que, por diversos motivos, são negligenciados.

Entre os principais serviços oferecidos pela pelos profissionais de saúde para estes homens estão consultas, exames de rotina e testes rápidos de doenças. Além de medidas de cuidado com a própria saúde, a estratégia também visa aproximar o pai/parceiro de todo o processo de desenvolvimento do bebê, quebrando o paradigma ainda existente de esta ser uma preocupação apenas da mãe.

A capacitação foi realizada pela Coordenação da Saúde do Homem da Sespa, em parceria com a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Pernambuco e o Ministério da Saúde.

 Participaram profissionais de 25 cidades diferentes do Pará

Pela manhã, os professores das universidades e membros do Ministério da Saúde realizaram palestras que apresentaram as propostas da Estratégia de Pré-Natal do Pai/Parceiro, mostraram um perfil da população masculina que possui maior tendência em negligenciar cuidados de saúde, além de reflexões conceituais sobre paternidade e a importância da paternidade responsável.

No período da tarde, a oficina dedicou-se ao debate para definir medidas práticas que podem ser tomadas de acordo com a realidade de cada região de atuação dos profissionais de saúde presentes na capacitação. Estiveram presentes profissionais de 25 cidades diferentes do Pará que também servirão de multiplicadores da estratégia.

Diego Cutrim, Coordenador da Saúde do Homem na Sespa, falou sobre a importância da iniciativa: “É de suma importância para a atenção primária de saúde aproveitar as oportunidades que se apresentam para manter a população atenta aos exames, vacinas e instruções de autocuidado presentes no dia a dia. Temos certeza que o saldo da oficina será bastante positivo e logo veremos os efeitos dessa capacitação”, declarou.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa