Com gincana, Hospital do Baixo Amazonas reforça prevenção às infecções

19/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Gincana incentivou os profissionais a relembrarem práticas de segurança no ambiente hospitalar

O enfermeiro Marcelo Peixoto fez uma pequena pausa na rotina de trabalho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, para participar de uma ação promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade.

Mas o que ele não sabia é que estava entrando em uma verdadeira gincana. O funcionário e outros colegas responderam a uma série de perguntas a respeito de medidas de prevenção às infecções. Marcelo e os demais profissionais acertaram todas as respostas, e a competição terminou empatada.

“É divertido. Sabemos que nosso trabalho pode ser estressante, e uma ação como essa tira um pouco disso, e também fortalece o vínculo com os nossos colegas. Além disso, é de suma importância para reforçar a nossa segurança no dia a dia e, principalmente, a segurança do paciente”, destacou o enfermeiro.

Após o tiro ao alvo, funcionários responderam a perguntas durante a dinâmica

Prevenção – A ação faz parte de um cronograma mensal do SCIH, cujos integrantes se deslocam pelos setores do Hospital para enfatizar o risco de infecção e reforçar a prevenção entre os profissionais. Nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, as dinâmicas foram realizadas nos dias 12 e 13 deste mês.

“A iniciativa é uma estratégia educativa, e nós trabalhamos os bandos de prevenção, que são medidas e estratégias realizadas dentro da unidade para evitar as infecções relacionadas à assistência em saúde”, explicou Maria da Conceição Carvalho, enfermeira do SCIH.

Além da gincana, na qual foram usados bambolês para marcar as respostas corretas, os profissionais também participaram de outra atividade lúdica, semelhante ao tiro ao alvo. O funcionário estourava um balão que continha uma pergunta, e precisava responder corretamente.

As dinâmicas deixam a ação mais atrativa, ajudando a fixar melhor o conteúdo trabalhado. “Queremos que eles relembrem todas as práticas que já lidam no dia a dia. Alguns colaboradores dão até exemplos do que fazer para evitar uma infecção, de todo o processo que eles precisam fazer. Isso mostra a preocupação deles, e traz um resultado muito positivo”, disse a enfermeira do SCIH.

Capacitação – O Hospital Regional do Baixo Amazonas pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde. Localizada no oeste paraense, a unidade é referência em média e alta complexidade para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região.

“Nossos profissionais são capacitados e participam constantemente de treinamentos, palestras e dinâmicas como essas, que os mantêm sempre atualizados e garantem a segurança dos pacientes. Queremos proporcionar aos usuários a melhor experiência possível, fazendo com que ele se sinta seguro e receba um atendimento de excelência. E isso passa por colaboradores bem preparados. Isso faz toda a diferença para um trabalho melhor e um paciente melhor assistido”, ressaltou o diretor-geral do HRBA, Eder Lúcio de Souza.

Texto: Ascom/HRBA